Presidente se reuniu com chefes da PMMG e do Corpo de Bombeiros Militar para tratar da proposta de mudança do Estatuto da Polícia Militar

Furnas e Estatuto da PM são discutidos com presidente

Relatório sobre múltiplos usos do lago e mudanças no Estatuto da Polícia Militar foram tratados em reuniões na ALMG.

17/11/2021 - 18:55

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), realizou duas reuniões na tarde desta quarta-feira (17/11/21), em que foram discutidos, respectivamente, o relatório sobre o Lago de Furnas e a mudança do Estatuto da Polícia Militar de Minas Gerais.

Elaborado por grupo de trabalho da Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (ACMinas), o documento sobre Furnas defende a necessidade de compatibilizar os diversos usos do reservatório, especialmente para turismo, agropecuária e geração de energia. Segundo o coordenador desse grupo, o professor Octávio Elísio, equalizar os múltiplos usos da água é fator primordial a ser considerado pelas instituições de patrimônio histórico, artístico e natural.

“A Assembleia percebeu a importância desse equilíbrio no uso das águas de Furnas e fez o tombamento do lago”, afirmou. Para Octávio Elísio, também presidente do Conselho de Turismo da ACMinas, é fundamental que os órgãos do patrimônio agreguem essa visão mais ampla do conceito de patrimônio ao avaliarem o tombamento de Furnas.

Além de Octávio Elísio, participaram dessa reunião o deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB) e outros dois membros do grupo de trabalho da ACMinas: Maria Elisa Ordones, diretora da Tecnitur Tecnologia e Empreendimentos de Turismo; e Mauro Werkema, jornalista e historiador.

Estatuto

Na outra reunião da tarde, Agostinho Patrus conversou com os chefes da PMMG e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais sobre a proposta de mudança do Estatuto da Polícia Militar. Estiveram presentes os comandantes da PM, coronel Rodrigo Souza Rodrigues, e do CBMMG, Edgard Estevo da Silva, além do coronel Charles Baracho, assessor da Polícia Militar na Assembleia.