Notícias Rss

Discussão participativa foi realizada por meio de encontros remotos, em função da pandemia - Arquivo ALMG
Discussão participativa foi realizada por meio de encontros remotos, em função da pandemia - Arquivo ALMG - Foto:Clarissa Barçante
11/11/2021 15h52

Comissão recebe sugestões populares para o PPAG

Propostas foram definidas em reuniões remotas e tratam de Recursos Hídricos, Cultura, Assistência Social e Agropecuária.

A Comissão de Participação Popular (CPP) se reúne, nesta terça-feira (16/11/21), para receber os relatórios com as sugestões populares ao Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2020-2023. Elas são resultantes do processo de discussão participativa do Projeto de Lei (PL) 3.192/21, que tratou da revisão do PPAG para 2022.

O encontro será às 14 horas, no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Participam a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) e os relatores dos grupos de trabalho nos quais foram debatidas as propostas sobre Recursos Hídricos, Cultura, Assistência Social e Agropecuária, temas definidos para as discussões deste ano.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários.

Em função da pandemia de Covid-19, a revisão participativa foi realizada de forma remota, com cinco encontros regionais na etapa 1. Os participantes dessa fase enviaram propostas por meio de formulários, e essas sugestões foram organizadas na etapa 2, quando foram realizados quatro encontros temáticos.

São, justamente, os relatores dos grupos temáticos que entregarão os relatórios à CPP e darão um panorama geral das propostas durante a audiência. A comissão também terá pela frente a análise e o processamento das sugestões recebidas por meio de consulta pública no Portal da Assembleia.

“A consulta pública e os encontros regionais foram um importante processo de escuta dos diversos setores da nossa sociedade para construir coletivamente as propostas”, avalia o deputado Marquinho Lemos (PT), presidente da CPP e autor do requerimento para a audiência.

Ele salienta que, mesmo diante do contexto de pandemia, a ALMG conseguiu garantir a participação popular na revisão do PPAG. “Estou certo que são contribuições de grande importância para toda Minas Gerais”, reforça. 

Tramitação das sugestões populares

Cabe à CPP, após a avaliação das sugestões populares, transformá-las em Propostas de Ação Legislativa (PLEs) e concluir pela inclusão de programas e atividades no PPAG para 2022 ou pela geração de requerimentos com pedidos de providências ou informações. 

Como o PL 3.192/21, que trouxe a revisão do PPAG para 2022, já foi aprovado em definitivo, as sugestões serão acolhidas na nova ação “Atendimento às Demandas da Participação Cidadã”, incluída pela CPP, neste ano, durante a tramitação da matéria.

Essa nova ação visa, justamente, assegurar recursos orçamentários para a execução dos projetos e das atividades indicados pela população durante a discussão participativa. Ao final de todo o processo, a Assembleia encaminhará ao governo essas indicações e fará o acompanhamento de sua execução em 2022.


Tópicos:
Últimas Notícias

Notícias

24/01/2022

Assembleia lembra os três anos da tragédia de Brumadinho

Dia de Luto pelas vítimas do rompimento de barragem será marcado por homenagem na sede do Poder Legislativo.

24/01/2022

Procon dá dicas sobre listas de material escolar

Confira o que pode e o que não pode ser exigido pelas instituições de ensino.

20/01/2022

Embaixador italiano visita a Assembleia

Diplomata explicou que pretende estreitar os laços com Minas Gerais, segundo mais importante parceiro brasileiro.

19/01/2022

Rádio Assembleia reprisa episódios do Músicos de Minas

Desde 2019, programa especial entrevistou veteranos e novatos da cena musical mineira.

25/01/2022 Educação Legislativa - 30 anos dedicados à formação política e cidadã
00:01:28 | Download (2755kb)

25/01/2022 Vítimas de Brumadinho recebem homenagem da ALMG
00:02:09 | Download (2026kb)
facebook facebook
Carregando Carregando posts...
Twitter Twitter
Twitter