A Igreja Batista já foi homenageada em várias ocasiões na Assembleia Legislativa - Arquivo ALMG

Reunião comemorará os 150 anos da Igreja Batista no Brasil

Nesta segunda-feira (8), o Plenário da Assembleia homenageia a congregação, que criou sua primeira igreja em 1871.

05/11/2021 - 17:14

No aniversário de 150 anos do início do trabalho da Igreja Batista no Brasil, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove Reunião Especial para homenagear essa congregação religiosa. Solicitado pelo deputado João Leite (PSDB), que é membro da Igreja Batista em Belo Horizonte, o evento acontece nesta segunda-feira (8/11/21), às 20 horas, no Plenário. 

Acompanhe a reunião ao vivo.

No dia 10 de setembro de 1871, foi organizada a primeira igreja cristã de fé batista em solo brasileiro, em Santa Bárbara dos Toledos, hoje município de Santa Barbara D'Oeste, interior de São Paulo. Com autorização do imperador do Brasil à época, Dom Pedro II, a igreja edificou o primeiro templo protestante no País, que servia aos batistas, aos presbiterianos e aos metodistas.

Os primeiros imigrantes batistas no Brasil vieram do sul dos Estados Unidos, região que foi palco da Guerra Civil norte-americana, entre os anos 1861 e 1865. A religião batista remonta ao início do século XVII, fundada em Londres, Reino Unido, por Thomas Relwys, protestante e divergente da Igreja Católica.

O primeiro pastor batista brasileiro, Antônio Teixeira de Albuquerque, foi batizado e ordenado na igreja em Santa Bárbara. A partir disso também foram enviados os primeiros missionários americanos que se dedicaram à evangelização no Brasil - os casais Bagby e Taylor. Já no ano de 1888, esse grupo conseguiu levar o evangelho a Minas Gerais.

Ao longo de sua história, os batistas brasileiros vêm promovendo a evangelização, o que fez a congregação crescer bastante no País. Hoje, os batistas brasileiros somam mais de 10 mil igrejas e mais de 1 milhão de membros. Em Minas Gerais, são quase 100 mil membros, mais de 1,1 mil templos e de mil pastores. 

A Igreja Batista no Brasil tem ainda duas Juntas Missionárias, que enviam missionários para várias nações. Conta também com instituições sociais que atuam em todo o território nacional e no mundo. Os batistas ainda possuem instituições de ensino que levam educação de qualidade a várias partes do mundo. Uma delas é a Rede Batista de Educação, referência em Minas Gerais.