Cadastro Estadual de Entidades de Proteção Animal e de Protetores será lançado pela Semad - Arquivo ALMG

Cadastro de protetores de animais será tema de debate

Ferramenta permitirá ao Estado propor políticas públicas mais efetivas para a proteção de animais domésticos.

26/10/2021 - 12:42

Debate sobre o Cadastro Estadual de Entidades de Proteção Animal e de Protetores será promovido pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na próxima quarta-feira (27/10/21), às 15 horas, no Auditório José Alencar.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários

De acordo com informações no site da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), responsável pela iniciativa, o cadastro terá por finalidade conhecer o cenário da fauna doméstica no Estado, identificando os protetores de animais e Organizações Não Governamentais (ONGs) e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que trabalham com o tema. Desta forma, o Executivo poderá propor politicas públicas mais efetivas para a proteção e gestão de animais domésticos.

As informações obtidas serão disponibilizadas na plataforma IDE-Sisema, promovendo, desta forma, o compartilhamento dos contatos dos protetores e das ONGs que atuam com animais domésticos, buscando maior sinergia entre eles e também com as ações promovidas pelo Estado.

O presidente da comissão e autor do requerimento para a realização da reunião, deputado Noraldino Júnior (PSC), convida todos os que amam os animais a participarem da audiência pública e fazerem o cadastro. “Esse será um grande passo do nosso Estado para conhecer melhor a realidade dos municípios, dos protetores e, com isso, trabalhar na execução de mais políticas públicas de bem-estar animal para Minas Gerais, que é o que todos nós queremos e é muito necessário”, salientou. 

Participantes – Entre as autoridades convidadas para a reunião, estão a secretária de Estado Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Carvalho de Melo, a coordenadora do Núcleo de Fauna Doméstica da Semad, Patrícia Carvalho, e a coordenadora estadual de Defesa da Fauna do Ministério Público (Cedef), Luciana Imaculada de Paula.