Palácio da Inconfidência estará iluminado nas cores vermelho e amarelo - Arquivo ALMG

Iluminação especial chama atenção para a mielomeningocele

Sede da ALMG recebe luzes, em vermelho e amarelo, em alerta ao dia de conscientização sobre essa malformação congênita.

22/10/2021 - 16:18

O Palácio da Inconfidência, sede da Assembleia Legislativa de Minas (ALMG), receberá iluminação especial, nas cores vermelho e amarelo, nesta segunda-feira (25/10/21), a fim de chamar a atenção para este que é o Dia Mundial de Conscientização sobre a Mielomeningocele.

A iluminação especial foi requerida pelos deputados Professor Wendel Mesquita (Solidariedade) e Zé Guilherme (PP), atendendo solicitação da Associação Brasileira Superando a Mielomeningocele (ABSAM).

Segundo a associação, a mielomeningocele é o tipo mais grave da espinha bífida, uma malformação congênita, que ocorre durante a gestação, na qual as vértebras da coluna do bebê não se desenvolvem adequadamente, deixando expostas as meninges, a medula e até alguns nervos.

Além de expor o bebê a infecções graves, a doença pode acarretar comprometimento neurológico com fraqueza muscular e paralisia, perda de controle dos esfíncteres intestinais e da bexiga, perda da sensibilidade total ou parcial nos membros, convulsões, deformidades ortopédicas e hidrocefalia. A mielomeningocele afeta uma pessoa a cada 1 mil nascimentos.

Laços de Consciência - A iluminação especial integra o programa Laços da Consciência da ALMG, que reúne ações de sensibilização sobre temas afetos ao bem-estar social dos mineiros, em especial causas relacionadas à saúde, associando-as a meses e cores.