Em 2019, Assembleia recebeu uma mostra científica, evento em defesa da Fapemig - Arquivo ALMG

Fapemig será homenageada na Assembleia

Comemoração pelos 35 anos da fundação será nesta quinta-feira (21), às 20 horas, no Plenário.

20/10/2021 - 12:20

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará Reunião Especial, na quinta-feira (21/10/21), às 20 horas, para comemorar os 35 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). 

No requerimento, os parlamentares destacaram a grande importância da instituição para a pesquisa e a inovação científica e tecnológica, bem como para o desenvolvimento do Estado, produzindo avanços significativos no conhecimento científico, principalmente durante a pandemia da Covid-19. A deputada Beatriz Cerqueira (PT) é a primeira signatária do documento.

Acompanhe a reunião ao vivo.

"Nesse contexto, defender a Fundação e homenagear o seu trabalho é contribuir para o fortalecimento da ciência e da pesquisa no nosso Estado e uma conquista para toda a sociedade", destaca a deputada.

A Fapemig foi criada a partir da Lei Delegada 10, de agosto de 1985, com o objetivo de promover atividades de fomento, apoio e incentivo à pesquisa científica e tecnológica no Estado. 

Em março de 2020, o Programa emergencial de apoio a ações de enfrentamento da pandemia causada pelo novo Coronavírus foi resposta imediata do Governo de Minas ao problema, por meio da instituição. A iniciativa teve como objetivos estimular a cooperação entre pesquisadores e órgãos de pesquisa, apoiar ações voltadas ao enfrentamento e mitigação dos danos causados pela Covid-19 e incentivar a busca por procedimentos eficazes no combate à pandemia.

Ainda com foco na Covid-19, foi lançada, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), uma seleção a fim de identificar ideias inovadoras que permitissem contribuir efetivamente para o enfrentamento da pandemia e para a superação dos danos sociais e econômicos por ela causados.

Através de lives, projetos, pesquisas e eventos, a instituição continua abordando a temática do coronavírus.