O que pensam os brasileiros sobre o lobby?

Essa é a temática do programa Pensando em Minas, que será realizado nesta terça-feira (19), às 10 horas.

18/10/2021 - 17:59

O programa Pensando em Minas desta terça-feira (19/10/21) terá como tema Lobby e lobistas: o que pensam os brasileiros?”. A transmissão será feita pelo canal do Youtube da Escola do Legislativo, às 10 horas, e o público poderá participar enviando perguntas e comentários pelo chat.

O bate-papo terá como fio condutor uma pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado, em abril e maio deste ano, para saber o que o brasileiro pensa sobre o lobby. A investigação, inédita no País, traz resultados interessantes, como o fato de a maioria da população aprovar a prática, mas não para qualquer finalidade.

Os convidados deste programa são:

  • O pesquisador e colaborador da pesquisa Manoel Leonardo Santos. Mestre e doutor em Ciência Política, Manoel é  professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • O colunista do jornal Valor Econômico Bruno Carazza. Doutor em Direito e mestre em Economia, Bruno recentemente comentou em sua coluna os principais resultados da pesquisa. Ele é autor do livro “Dinheiro, eleições e poder: as engrenagens do sistema político brasileiro”;
  • O mediador da live será Alexandre Bossi, consultor e professor da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Posteriormente, o programa será exibido pela TV Assembleia, parceira do Pensando em Minas.

Pensando em Minas

O programa promove um bate-papo entre pesquisadores e especialistas sobre temas da contemporaneidade que sejam relevantes para o processo legislativo e para a formação cidadã. A ideia é divulgar e valorizar o conhecimento científico, propiciando discussões mais profundas sobre assuntos de interesse da sociedade.