Vários azeites mineiros têm obtido reconhecimento internacional

Internacionalização de Minas será discutida em audiência

Comissão de Gastronomia traz representantes de consulados de vários países para tratar do tema.

08/10/2021 - 18:20

Minas Gerais inaugura escritório em Portugal, tornando-se o primeiro Estado brasileiro a ter representação no exterior; azeite mineiro é premiado em concurso na França, em que outras marcas do Estado são finalistas. Esses fatos recentes demonstram como o turismo e a gastronomia mineiros estão abrindo portas em outros países, potencializando a internacionalização do destino Minas. 

Com o objetivo de fomentar essa tendência, a Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza reunião nesta quarta-feira (13/10/21), às 16 horas, no Auditório José Alencar.

Solicitada pelo deputado Mauro Tramonte (Republicanos), presidente da comissão, a audiência pública tem a finalidade de debater propostas de intercâmbio e internacionalização do turismo e gastronomia do Estado.

Acompanhe a reunião ao vivo.

“As riquezas dos nossos destinos e da nossa cozinha mineira devem ser apresentadas para todos os países e, com isso, podemos garantir o desenvolvimento de toda cadeia produtiva desses setores”, afirmou Mauro Tramonte no requerimento da reunião. 

“Somos hospitaleiros e o Estado múltiplo em suas paisagens exuberantes, detentor de patrimônios históricos e culturais e uma vasta gastronomia que contempla riquezas como o café, a cachaça, o queijo, dentre outros produtos internacionalmente premiados", valorizou o parlamentar.

Portugal – Segundo a Agência Minas, em setembro, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, anunciou a criação do escritório de representação de Minas em Portugal. A jornalista Izabela Drumond chefia a unidade que fica em Lisboa. 

De acordo com Leônidas Oliveira, o escritório buscará estruturar a terceira fase de retomada das atividades turísticas no cenário pós-pandemia, a “Minas para o Mundo”, a ser lançada no próximo ano. Ele lembrou que as fases anteriores da campanha buscaram divulgar Minas para os próprios mineiros e depois para o Brasil.

Como informa a Agência Minas, o ponto de partida para promover o destino no exterior é o projeto Via Liberdade. A rota turística e cultural vai se estender pela BR-040, ligando beleza, história, cultura e arte de Minas, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal. Além de comemorar o bicentenário de independência do Brasil, o projeto celebrará os 100 anos da Semana de Arte Moderna em 2022.

Azeites mineiros - Na terceira edição da Olio Nuovo Days Competition, em Paris, azeites mineiros obtiveram sucesso. Com participantes das Américas, da África e da Oceania, o concurso concedeu medalha de Ouro ao azeite Monasto, de Maria da Fé (Sul de Minas). Desse mesmo município, o azeite da marca Zet foi finalista do concurso, junto com o azeite Vertentes, de Andrelândia (Sul de Minas). 

Já o azeite Rio de Contas, da Chapada Diamantina, na Bahia, também conquistou medalha de ouro. Feito com azeitonas plantadas no Nordeste, esse óleo teve a primeira extração realizada em fevereiro na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Maria da Fé.

Convidados - Para a reunião desta quarta (13), foram convidados representantes dos consulados de mais de 30 países, como Estados Unidos, Alemanha, Chile, Japão, além de órgãos e entidades ligados ao turismo e à gastronomia.