Em visita anterior à Escola Desembargador Rodrigues Campos, comunidade disse que não quer a fusão - Arquivo ALMG

Comissão visita Escola Alberto Delpino para tratar de fusão

Governo propõe demolir construções de duas instituições no Barreiro e construir um novo local para atender os alunos.

01/10/2021 - 16:21

Na próxima segunda-feira (4/10/21), às 10 horas, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) fará uma visita à Escola Estadual Alberto Delpino, localizada no Barreiro de Baixo, em Belo Horizonte. O objetivo será escutar a comunidade escolar sobre o processo de fusão com a Escola Estadual Desembargador Rodrigues Campos, que já foi visitada pela comissão.

Consulte a pauta da visita.

Essa escola, que tem cerca de 500 alunos, funcionava em um terreno ao lado da Rodrigues Campos, mas o prédio foi demolido e a instituição hoje funciona em um imóvel alugado. Já a segunda instituição, com 1,1 mil alunos, aguarda uma reforma para construção de uma nova quadra de esportes e novas salas de aula.

A proposta do Governo do Estado é construir uma nova escola aproveitando os dois terrenos contíguos. Além de serem fundidas, perdendo seu nome e identidade, as duas instituições teriam seus prédios demolidos para ceder espaço a uma rodovia. As 26 salas que as escolas, juntas, possuem atualmente seriam transformadas em 20.

Na visita anterior, a presidenta da comissão e autora do requerimento para a atividade, deputada Beatriz Cerqueira (PT), ouviu a comunidade escolar da Escola Rodrigues Campos, que rechaça a fusão. A parlamentar pretende fazer um relatório defendendo que as duas escolas são importantes e precisam ser mantidas. O assunto também já foi debatido em audiência pública na ALMG.