Fusão de escolas no Barreiro é alvo de críticas mais uma vez
Comunidade é contra proposta de unificação das Escolas Estaduais Rodrigues Campos e Alberto Delpino.
24/09/2021 - 18:15Mais uma vez, professores e alunos rechaçaram a proposta de fusão das Escolas Estaduais Desembargador Rodrigues Campos e Alberto Delpino. Durante visita realizada à Escola Rodrigues Campos nesta sexta-feira (24/9/21), a presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputada Beatriz Cerqueira (PT), ouviu inúmeras críticas ao projeto do Governo do Estado.
A Escola Alberto Delpino, que tem cerca de 500 alunos, funcionava em um terreno ao lado da Escola Rodrigues Campos, no Barreiro, em Belo Horizonte. Porém, o prédio foi demolido e a instituição hoje funciona em um imóvel alugado. Já a Escola Rodrigues Campos, com 1.100 alunos, aguarda uma reforma para construção de uma nova quadra de esportes e novas salas de aula.
A proposta do Governo do Estado é construir uma nova escola aproveitando os dois terrenos contíguos. O projeto contempla instalações modernas e salas de aula suficientes para os alunos das duas instituições. Segundo a diretora da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B, Kátia Canguçu, a obra já foi licitada e, com a fusão, a futura escola deve manter o nome da instituição mais antiga (Rodrigues Campos).
O diretor da Escola Rodrigues Campos, Virgílio Alfredo de Araújo, repetiu que não foi comunicado oficialmente sobre a proposta e se disse surpreendido com a equipe do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG) fazendo medições no terreno. Ele disse ter um abaixo-assinado com 1.500 nomes de pessoas contrárias ao projeto de fusão. “Amamos essa escola e estamos lutando para mantê-la”, disse.
Por sua vez, Sabrina Sílvia dos Santos, professora da Escola Alberto Delpino, se disse angustiada com a situação de animosidade criada entre as duas instituições e defendeu a união de todos em defesa da educação de qualidade. “Nossa luta deve ir além da questão de construção de escolas. Devemos lutar em defesa da escola pública e contra a desvalorização da educação”, afirmou.
A deputada Beatriz Cerqueira disse ter chegado à conclusão de que as duas comunidades escolares querem a manutenção das duas escolas, com os devidos investimentos necessários para assegurar a oferta do ensino de qualidade.
Ela anunciou que vai visitar a Escola Alberto Delpino, para conhecer a realidade da instituição, e vai apresentar um relatório defendendo que as duas escolas são importantes e precisam ser mantidas. “É preciso pensar ações que protejam as duas instituições”, afirmou.