O tema do Parlamento Jovem de Minas 2022 será a saúde mental do jovem - Arquivo ALMG

Definidos subtemas da edição de 2022 do PJ Minas

Políticas públicas e promoção da saúde mental e o uso saudável de tecnologias subsidiarão as discussões no próximo ano.

01/10/2021 - 17:54 - Atualizado em 04/10/2021 - 10:04

"Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental", "Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental" e "Uso saudável das novas tecnologias" foram os três subtemas definidos nesta sexta-feira (1/10/21) para a edição de 2022 do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas). "Saúde mental do jovem" será o tema principal, escolhido em votação remota realizada na quinta (30), da qual participaram 230 estudantes de todo o Estado.

Já nesta sexta, reuniram-se virtualmente representantes de vários setores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e da PUC Minas para definir as propostas que vão embasar as discussões do evento no ano que vem. A Escola do Legislativo (ELE), responsável pelo PJ Minas na ALMG, coordenou a reunião.

Votações - O gerente de Educação Legislativa da ELE, Ricardo Moreira, destacou a grande participação dos jovens nas votações, quase o dobro da registrada em edições presenciais. Por outro lado, ele reconheceu que houve uma razoável desmobilização no atual momento em que as escolas estão voltando às aulas presenciais. 

O PJ Minas é um projeto de educação política e cidadã realizado pela Assembleia em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais. O tema “Saúde mental do jovem” recebeu 136 votos, ou quase 60% do total, vindos de oito polos regionais do projeto. Vários alunos defenderam a pertinência do assunto, sobretudo no momento de isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19.

Também concorreram os temas “Jovem e mercado de trabalho”, que teve 58 votos, e “Educação inclusiva: acessibilidade e sistemas alternativos de comunicação”, que ficou com 36 votos. A votação foi feita por formulário eletrônico, após intensa campanha feita nas redes sociais nos últimos dias.