Estima-se que 24% da população do Brasil seja composta por pessoas com deficiência - Arquivo ALMG

Inclusão das pessoas com deficiência motiva reunião

Audiência, nesta segunda (20), celebra o Setembro Verde, mês da promoção da autonomia dessa parcela da população.

17/09/2021 - 10:34

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar, nesta segunda-feira (20/9/21), uma audiência de convidados para debater e comemorar o Setembro Verde, mês da promoção da autonomia e da inclusão social das pessoas com deficiência.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários.

A reunião, solicitada pelo deputado Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), que preside a comissão, vai ocorrer às 14h30, no Auditório do andar SE.

De acordo com a justificativa do requerimento apresentado pelo parlamentar para que a audiência fosse aprovada, o objetivo do encontro é chamar a atenção da população sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, o que reforça a necessidade de se garantir a acessibilidade e de dar a todas as pessoas os mesmos direitos e oportunidades.

“O intuito é envolver a população em atividades voltadas para a inclusão social e dar visibilidade à causa da pessoa com deficiência”, destacou no referido requerimento.

Para a reunião, foram convidados representantes do governo estadual e da Defensoria Pública ligados à causa, além de integrantes de diversas associações e entidades de defesa das pessoas com deficiência.

Setembro Verde visa conscientizar sobre dificuldades das pessoas com deficiência

A campanha pretende dar visibilidade às dificuldades e necessidades das pessoas com deficiência, contribuindo assim para a inclusão social dessa parcela da população. O mês de setembro abriga o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 21.

Apesar de ter se tornado lei apenas em 2005, a celebração da data foi pensada por ativistas no início da década de 80 e desde então comemorada. Foi escolhida por ser próxima ao início da primavera, estação em que as flores preenchem as árvores, simbolizando a luta e a renovação das pessoas com deficiência.

Segundo a Classificação Internacional de Deficiências, Incapacidades e Desvantagens (CIDID), deficiência é "qualquer perda ou anormalidade à estrutura ou à função psicológica, fisiológica ou anatômica".

O censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, estima que 24% da população do Brasil seja composta por pessoas com deficiência, um total de 45.606.048. Ainda de acordo com o levantamento, a deficiência mais recorrente é a visual (18,6%), seguida da motora (7%), auditiva (5,10%), e mental (1,40%).