Encontro aconteceu nesta quinta (16), no Salão Nobre da ALMG

Lider político do Senegal visita Assembleia

Prefeito da comunidade de Dioudoubou se reuniu com parlamentares para conversar sobre possível projeto de cooperação

16/09/2021 - 18:27

O deputado Raul Belém (PSC), representando o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), recebeu no Salão Nobre da Casa, nesta quinta-feira (16/9/21), a visita de Ibrahima Djitté, prefeito de Dioudoubou, província de Sédhiou, localizada no Sul do Senegal, na África. A deputada Andréia de Jesus (Psol), que intermediou o encontro, também participou da reunião.

Na oportunidade, conversaram sobre iniciativas de integração entre Belo Horizonte e Diouboudou, sobretudo em relação à agricultura, abordando um projeto de cooperação e intercâmbio entre as duas localidades. Também esteve em pauta uma possível parceria com a Escola Superior de Agroecologia, Educação e Cultura, a ser instalada na região de Sedhiou, a fim de trocar as boas experiências e conhecimentos.

Ibrahima Djitté avalia que há muitas coisas em comum entre o Senegal e o Brasil, razão pela qual ele trabalha em prol desse intercâmbio. A deputada Andréia de Jesus concordou que os dois países têm muito a trocar, ressaltando o valor simbólico de trazer à Casa uma liderança como ele. A parlamentar citou as dificuldades enfrentadas pelo negro na sociedade brasileira, sobretudo a mulher negra e periférica, principalmente na esfera pública, onde são minoria absoluta.

O prefeito de Dioudoubou falou sobre a importância do papel da mulher no Senegal. Segundo ele, até o ano 2000, era impensável elas terem o atual protagonismo. Porém, foram aprovadas leis no País que garantiram a atual realidade e, hoje, o Senegal conta com 50% de representação política feminina e elas têm papel fundamental na defesa da terra e da agroecologia. Ele se assustou com a sub-representação das mulheres no Brasil, inclusive na ALMG.

Na conversa ainda estiveram em pauta o trabalho das comunidades tradicionais, como povos indígenas e quilombolas, a agricultura familiar e agroecologia, além de questões afetas à mineração e seus impactos sobre os cursos d'água.

Demonstrando apoio à proposta de cooperação e lembrando a vocação agrícola do Estado, o deputado Raul Belém se prontificou a atuar como interlocutor entre Ibrahima Djitté e o governo do Estado. O parlamentar se ofereceu para buscar uma agenda com o governador, a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Epamig) e a secretária de Agricultura, Ana Maria Soares Valentini, para que dialoguem com o líder senegalês sobre a possibilidade cooperação mútua.

Os parlamentares e Ibrahima Djitté trocaram presentes típicos das duas regiões. De Minas Gerais, o prefeito de Dioudoubou leva o livro sobre a vida e obra de Aleijadinho, além de produtos mineiros, como doces e cachaça. Após a reunião, os deputados levaram o visitante para um tour na sede da ALMG.