Lider político do Senegal visita Assembleia
Prefeito da comunidade de Dioudoubou se reuniu com parlamentares para conversar sobre possível projeto de cooperação
16/09/2021 - 18:27O deputado Raul Belém (PSC), representando o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), recebeu no Salão Nobre da Casa, nesta quinta-feira (16/9/21), a visita de Ibrahima Djitté, prefeito de Dioudoubou, província de Sédhiou, localizada no Sul do Senegal, na África. A deputada Andréia de Jesus (Psol), que intermediou o encontro, também participou da reunião.
Na oportunidade, conversaram sobre iniciativas de integração entre Belo Horizonte e Diouboudou, sobretudo em relação à agricultura, abordando um projeto de cooperação e intercâmbio entre as duas localidades. Também esteve em pauta uma possível parceria com a Escola Superior de Agroecologia, Educação e Cultura, a ser instalada na região de Sedhiou, a fim de trocar as boas experiências e conhecimentos.
Ibrahima Djitté avalia que há muitas coisas em comum entre o Senegal e o Brasil, razão pela qual ele trabalha em prol desse intercâmbio. A deputada Andréia de Jesus concordou que os dois países têm muito a trocar, ressaltando o valor simbólico de trazer à Casa uma liderança como ele. A parlamentar citou as dificuldades enfrentadas pelo negro na sociedade brasileira, sobretudo a mulher negra e periférica, principalmente na esfera pública, onde são minoria absoluta.
O prefeito de Dioudoubou falou sobre a importância do papel da mulher no Senegal. Segundo ele, até o ano 2000, era impensável elas terem o atual protagonismo. Porém, foram aprovadas leis no País que garantiram a atual realidade e, hoje, o Senegal conta com 50% de representação política feminina e elas têm papel fundamental na defesa da terra e da agroecologia. Ele se assustou com a sub-representação das mulheres no Brasil, inclusive na ALMG.
Na conversa ainda estiveram em pauta o trabalho das comunidades tradicionais, como povos indígenas e quilombolas, a agricultura familiar e agroecologia, além de questões afetas à mineração e seus impactos sobre os cursos d'água.
Demonstrando apoio à proposta de cooperação e lembrando a vocação agrícola do Estado, o deputado Raul Belém se prontificou a atuar como interlocutor entre Ibrahima Djitté e o governo do Estado. O parlamentar se ofereceu para buscar uma agenda com o governador, a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Epamig) e a secretária de Agricultura, Ana Maria Soares Valentini, para que dialoguem com o líder senegalês sobre a possibilidade cooperação mútua.
Os parlamentares e Ibrahima Djitté trocaram presentes típicos das duas regiões. De Minas Gerais, o prefeito de Dioudoubou leva o livro sobre a vida e obra de Aleijadinho, além de produtos mineiros, como doces e cachaça. Após a reunião, os deputados levaram o visitante para um tour na sede da ALMG.