Os discursos dos deputados foram feitos na Reunião Ordinária de Plenário desta quarta-feira (8)

Deputados comentam manifestações de 7 de setembro

Em reunião de Plenário, parlamentares se dividiram entre apoio e críticas aos atos a favor do presidente Bolsonaro.

08/09/2021 - 17:00

Na Reunião Ordinária de Plenário realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira (8/9/21), os deputados comentaram as manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro realizadas em várias cidades do Brasil na terça-feira (7).

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

O deputado André Quintão (PT) foi à tribuna para dizer que estava indignado e perplexo com esses atos do dia 7 de setembro. Na sua avaliação, a mobilização foi organizada pelo próprio presidente e tinha como objetivo atentar contra os pilares da democracia. “Até parece que o Brasil não tem problemas. O presidente da República se dá ao luxo de utilizar a data para atacar as instituições”, disse, referindo-se às críticas feitas pelos manifestantes ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Para o parlamentar, o sinal dado por Bolsonaro é de intolerância e violência. “É preciso que Congresso, STF, partidos políticos e sociedade civil organizada reajam. Temos a obrigação de melhorar o funcionamento da democracia, e não simplesmente atacá-la”, afirmou.

O deputado Doutor Jean Freire (PT) também criticou as manifestações. “O presidente deveria se preocupar com a saúde do povo, com o preço do feijão, com o aumento da gasolina. Que País é este?”, questionou. “Quem pensa que o presidente ontem demonstrou força, está muito enganado. O verdadeiro patriota tem compaixão pelo seu povo. Bolsonaro é um covarde”, completou.

Por outro lado, o deputado Arlen Santiago (PTB) saiu em defesa do presidente Jair Bolsonaro. Ele criticou os governos do PT e disse que a população foi às ruas para exercer o seu direito de se manifestar. “Tem uma turma que não sabe fazer outra coisa, a não ser pegar o dinheiro dos pagadores de impostos. Ontem, o povo pacífico e ordeiro falou que não quer perder a sua liberdade”, afirmou.

O deputado Bartô (sem partido) concordou com o colega. Para ele, os brasileiros estão cansados dos “desmandos do STF”. Bartô criticou decisões do Supremo que levaram à proibição da monetização de blogs e a prisões por calúnia, injúria e difamação. “O grito de ontem foi pela liberdade de expressão. Espero que os congressistas não fechem os olhos para isso”, defendeu.

Em aparte, o deputado Coronel Henrique (PSL) também defendeu as manifestações. “Vimos ontem o resgate da nação com orgulho das suas cores, que preza por ordem e progresso. Brasil acima de tudo!”, disse.

Barragem no Norte de Minas - O deputado Carlos Pimenta (PDT) denunciou que a Barragem de Caatinga em Bocaiuva (Norte de Minas) está condenada, segundo um laudo encomendado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). De acordo com ele, o documento recomenda que a estrutura seja descomissionada (desativada) imediatamente.

O parlamentar criticou o Incra pelo mau uso das águas, que estariam sendo liberadas pelo vertedouro da barragem, sem beneficiar o projeto de assentamento Betinho, que sofre com a seca prolongada. Ele disse que vai cobrar providências do Incra e do Ministério Público em uma audiência pública. “Corta o coração ver a água sendo jogada fora”, afirmou.