Coronel Sandro é o autor da norma que institui oficialmente essa data comemorativa no Estado - Arquivo ALMG

Reunião especial homenageia mulheres da Polícia Militar

Projeto de lei aprovado na Assembleia e que aguarda sanção do governador prevê comemoração anual.

27/08/2021 - 16:05 - Atualizado em 27/08/2021 - 16:12

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará Reunião Especial, na segunda-feira (30/8/21), às 20 horas, para comemorar o Dia do Policial Militar Feminino de Minas Gerais, a ser celebrado em 1º de setembro.

A homenagem atende a requerimento que tem como primeiro signatário o deputado Coronel Sandro (PSL) e é assinado também por outros deputados e deputadas. Coronel Sandro é autor do Projeto de Lei (PL) 473/19, que institui a data. A proposição foi aprovada pela Assembleia e aguarda sanção do governador.

O requerimento de Reunião Especial ressalta que, nos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, esse dia em homenagem às mulheres da Polícia Militar já é formalizado em lei. Na data escolhida para a celebração em Minas Gerais, 1º de setembro, "foi instalada a primeira turma de mulheres na Polícia Militar, no ano de 1981”, ainda segundo o documento.

O texto recorda que essa turma pioneira contava com 112 mulheres, que iniciaram a carreira como 3º-sargento e galgaram postos na estrutura da corporação. Por fim, o documento aponta exemplos de mulheres que chegaram à mais alta patente de oficial da PMMG, a de coronel.