Deputados apreciaram mais de 20 projetos na reunião da manhã desta quarta (25)

Avança projeto que proíbe algemas em detentas parturientes

Plenário ainda acatou PL que inclui pessoas em situação de rua no escopo do Fundo Estadual de Habitação.

25/08/2021 - 14:55

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Reunião Extraordinária realizada na manhã desta quarta-feira (25/8/21), aprovou, em 1º turno, os Projetos de Lei (PL) 5.054/18, do deputado Doutor Jean Freire (PT), que proíbe o uso de algemas em presas ou internas parturientes; e 5.477/18, da Comissão de Direitos Humanos, que beneficia pessoas em situação de rua

O PL 5.054/18 foi aprovado na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Segurança Pública, que faz ajustes de ordem técnica no texto, além de agregar o teor da emenda nº 1, proposta na fase de discussão da matéria em Plenário.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

O texto acatado proíbe o uso de algemas, durante o trabalho de parto da presa ou interna, assim como no subsequente período de sua internação em estabelecimento de saúde, conforme disposto no Código de Processo Penal

A redação aprovada prevê ainda que, em eventuais situações de perigo à integridade física da própria presa/interna ou de terceiros, a equipe médica e o agente policial poderão utilizar os meios necessários para contenção.

O projeto, agora, retorna à Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher para a emissão de parecer de 2º turno.

Pessoas em situação de rua - Já o PL 5.477/18, aprovado na forma original, propõe alteração em dispositivo da Lei 19.091, de 2010, que trata do Fundo Estadual de Habitação (FEH), de forma a permitir que a pessoa em situação de rua seja beneficiária de programas de interesse social desenvolvidos por meio desse fundo.

Um dos objetivos do Fundo é dar suporte financeiro a programas habitacionais de interesse social para a população de baixa renda. Diante disso, na mudança acrescida na norma sobre o FEH, o projeto explicita esta camada de alta vulnerabilidade que é a população em situação de rua. 

O projeto atende a encaminhamento do Comitê de Representação que analisou propostas aprovadas no Fórum Técnico Plano Estadual da Política para a População em Situação de Rua, realizado em 2018 na Assembleia.  Antes da votação definitiva em Plenário, o PL volta à Comissão de Direitos Humanos para receber parecer de 2º turno.