O Minas Arte em Casa busca amparar o setor cultural, impactado pela pandemia. A imagem acima foi uma das selecionadas para a exposição dos 300 anos de Minas - Arquivo ALMG

Mulheres em sua diversidade são tema de mostra de fotografia

Iniciativa da ALMG busca minimizar o impacto econômico da pandemia no setor artístico.

21/07/2021 - 08:56

Gênero, classe, raça, orientação sexual e vários outros marcadores sociais se entrecruzam nas experiências das mulheres de forma a tornar cada uma delas singular. Foi pensando nisso que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) lançou, em março deste ano, o edital Minas Arte em Casa – Mulher no Plural: múltiplas perspectivas. Das 400 mulheres que participaram da chamada, 60 tiveram fotografias selecionadas para uma exposição virtual que será lançada neste segundo semestre.

O edital buscava mulheres fotógrafas, profissionais e amadoras, que evidenciassem em seus trabalhos a multiplicidade de experiências sociais da condição feminina. As selecionadas vivem em diferentes regiões de Minas Gerais e utilizaram conceitos e técnicas fotográficas diversas em uma perfeita materialização da multiplicidade que o edital pretendia abarcar já em sua proposta original.

Os trabalhos selecionados serão expostos em galeria virtual hospedada no Portal da Assembleia, além de serem divulgados nos canais institucionais de comunicação e nos perfis da ALMG nas redes sociais. Além disso, todas as selecionadas receberam uma premiação em dinheiro no valor de R$ 1.490,22.

Direitos - A iniciativa faz parte das atividades do evento "Sempre Vivas: luta das mulheres em tempos de pandemia”, lançado pela Comissão dos Direitos da Mulher da ALMG em março, quando debates e palestras sobre os desafios para a igualdade de gênero e os obstáculos impostos pela pandemia foram realizados.

Edital é o terceiro voltado para a classe artístico-cultural durante a pandemia

Esse foi o terceiro edital do programa Minas Arte em Casa, criado pela ALMG em 2020 para diminuir o impacto econômico da pandemia no setor artístico-cultural. Logo no início da crise sanitária, o programa Assembleia Cultural, que já era um importante canal de diálogo e aproximação da Casa Legislativa com a classe artística e a população em geral, foi readequado para garantir renda aos artistas e cultura acessível a toda a população.

O primeiro edital beneficiou as artes cênicas e a música ao selecionar 65 apresentações que foram disponibilizadas pela TV Assembleia e pelas redes sociais do Assembleia Cultural ao longo do ano de 2020. Já o segundo foi vinculado ao evento de comemoração dos 300 anos de Minas Gerais. O produto final foi a exposição virtual de fotos "Minas Arte em Casa 300 anos de Minas Gerais", lançada em dezembro de 2020.