Comissão discute impacto ambiental do Rodoanel Metropolitano
Obra prevista pelo Governo do Estado vai afetar 13 municípios da RMBH e áreas de preservação.
24/06/2021 - 13:57A proposta do Governo do Estado para a construção do Rodoanel Metropolitano – que vai cortar 13 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) – será tema de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Requerida pelo presidente da comissão, deputado Noraldino Júnior (PSC), a reunião será realizada nesta sexta-feira (25/6/21), às 10 horas, no Auditório do andar SE da ALMG, com transmissão on-line.
Em razão de críticas e alertas de ambientalistas, o deputado quer avaliar a forma como a obra impactará as áreas verdes a serem cortadas pela nova via. O projeto do governo propõe alças passando, por exemplo, pelo Parque do Rola Moça, a Serra da Calçada e por uma área de recarga de nascentes da Represa Várzea das Flores.
Em outra audiência, realizada no dia 4 de maio pela Comissão de Administração Pública, e que tratou dos riscos sociais da obra, representantes de movimentos populares, parlamentares de oposição e profissionais das áreas de engenharia, geologia e arquitetura sugeriram a suspensão da obra.
Na ocasião, houve alertas de que o projeto pode causar grande devastação nas áreas de preservação, além de gerar insegurança hídrica, uma vez que as nascentes da Várzea das Flores respondem por grande parte do abastecimento de água da RMBH.
Convidados - Entre os convidados para a audiência, estão a secretária de Estado de Meio Ambiente, Marília Carvalho de Melo, o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, o secretário de Estado de Governo, Igor Eto, os prefeitos de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, e Betim, Vittorio Medioli, e a prefeita de Contagem, Marília Campos.
Projeto - Segundo o governo, o rodoanel tem o propósito de reduzir o fluxo de veículos pesados no Anel Rodoviário, retirando dali cerca de 5 mil caminhões por dia.
O custo previsto da obra é de R$ 4,5 bilhões, sendo que a maior parte dos investimentos (R$ 3,5 bilhões) virá do acordo entre o governo estadual e a mineradora Vale, referente à reparação dos danos causados pelo rompimento da Barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho (RMBH). O restante será custeado com dinheiro de pedágios a serem cobrados pela concessionária da via.
A previsão inicial do governo é de que a construção do rodoanel tenha início em março de 2023 e as principais alças sejam entregues em 2028. Entre 5 de fevereiro e 22 de março deste ano, houve uma consulta pública on-line sobre a proposta.