Após encerrar suas atividades em dezembro do ano passado, o colegiado foi recriado este mês por decisão da Mesa

Comissão de Energias Renováveis elege presidente e vice

O deputado Gil Pereira foi reconduzido à presidência; para vice, foi escolhido o deputado Tito Torres.

22/06/2021 - 11:23

A Comissão Extraordinária das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) elegeu, na manhã desta terça-feira (22/6/21), seu presidente e vice-presidente

O deputado Gil Pereira (PSD) foi reconduzido para a presidência da comissão. Para vice, foi escolhido o deputado Tito Torres (PSDB). Os dois parlamentares também foram empossados durante a reunião.

Após encerrar suas atividades em dezembro do ano passado, o colegiado foi recriado este mês por decisão da Mesa da Assembleia. Seus trabalhos terão a vigência de um ano, prorrogável por no máximo igual período.

Tito Torres destacou que Minas cresceu muito em relação às energias renováveis nos últimos anos, tendo em vista o trabalho da comissão e do deputado Gil Pereira, que, conforme destacou, é um profundo conhecedor do tema. 

“Precisamos continuar a cobrar da Cemig mais conexões e mais projetos aprovados para que Minas esteja sempre na vanguarda”, enfatizou.

Gil Pereira, por sua vez, destacou algumas atividades já realizadas com o objetivo de incrementar o setor  e agradeceu aos colegas pela sua recondução à presidência . 

Deputados destacam relevância da comissão

O deputado Virgílio Guimarães (PT), que conduziu a reunião até a eleição do presidente e do vice, comentou que, em 2015, a energia solar representava  0,01 % da planta energética brasileira e, em 2020, já alcançava 2%. “O número ainda é pequeno. Mas esse crescimento se deve sobretudo a Minas, e o Estado deve muito a essa comissão, que foi um elemento dinamizador desse incremento”, destacou.

Também ressaltaram a importância da comissão e apontaram que as energias renováveis devem promover o crescimento do Estado os deputados Arnaldo Silva (DEM) e Zé Reis (Pode).

Atribuições - Entre as atribuições da comissão, está a realização de estudos e debates sobre a situação da produção e do consumo de energia de fontes renováveis no Estado, bem como de debates sobre as políticas públicas de promoção do uso racional e sustentável dos recursos hídricos em Minas.