Polo Vertentes foi o segundo a realizar o encontro, nesta quarta-feira (2/6)

PJ Minas inicia visitas técnicas a polos regionais

Encontros virtuais ajudam a monitorar o andamento do projeto e a propor alternativas em tempos de isolamento social.

02/06/2021 - 18:00

O Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) entra em nova fase a partir deste mês de junho. As visitas técnicas aos polos regionais do projeto foram iniciadas no último dia 1º e seguem até o dia 18 (veja quadro abaixo). Em anos anteriores, essa etapa era presencial. Porém, em função da pandemia de Covid-19, os encontros passaram a ser remotos.

Durante essas reuniões, a Coordenação Estadual do PJ Minas discute com os coordenadores regionais e parceiros o desenvolvimento do projeto em cada polo e as alternativas possíveis nesse período de isolamento social. Esse também é um momento para trocar ideias, compartilhar boas práticas e definir ações e estratégias futuras.

Parceria – O PJ Minas é um projeto de educação para a cidadania voltado para estudantes do ensino médio, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais. Nesta edição, participam 123 legislativos municipais, sendo 37 novatos, distribuídos em 17 polos regionais.

Neste ano, terá continuidade a 17ª edição do projeto, iniciada em 2020. O prazo de realização foi ampliado em função das restrições impostas pela pandemia e também da complexidade e importância do tema em debate: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Nesta quarta-feira (2/6/21), foi realizada a reunião do Polo Vertentes, que é coordenado pela Câmara Municipal de Piedade do Rio Grande e tem ainda a participação de alunos dos municípios de Alfredo Vasconcelos, Barbacena,  Capela Nova, Conceição da Barra de Minas e Senhora dos Remédios.

Visitas técnicas aos polos regionais (*)

1º/6

14 horas

Zona da Mata I

2/6

13h30

Vertentes

7/6

9 horas

União Norte

8/6

15 horas

Zona da Mata II

11/6

9 horas

Conexão Sul

11/6

14 horas

Metropolitano

14/6

13h30

Vale do Aço/Vale do Rio Doce

15/6

9 horas

Médio Piracicaba

15/6

15 horas

Zona da Mata III

16/6

9 horas

Sul Minas III

16/6

13h30

Triângulo

17/6

10 horas

Alto Jequitinhonha

17/6

13h30

Sul II

18/6

9 horas

Sudoeste

18/6

14h30

Médio Espinhaço

(*) Polos Oeste e Sul I ainda vão agendar as visitas

Pandemia impõe ritmo e metodologia diferentes

Desde a regionalização do PJ Minas, em 2014, as visitas técnicas são realizadas para acompanhar o andamento do projeto nos municípios e nos polos regionais e para dar a eles o suporte metodológico necessário, conforme reforça a gerente-geral da Escola do Legislativo, responsável pelo projeto na ALMG, Ruth Schmitz.

Em função da pandemia, porém, adequações de temporalidade, cronograma e até mesmo de formato se tornaram necessárias. “Os encontros virtuais vão nos auxiliar, e aos nossos parceiros, a encontrar formas de adequar o projeto às condições atuais sem alterá-lo em sua essência”, afirma ela.  

Para Ricardo Moreira, coordenador estadual do PJ Minas, as diferentes condições da pandemia no Estado estão se refletindo no projeto. Assim, enquanto alguns polos estão realizando atividades semipresenciais, outros ainda estão reunindo alunos, tarefa que ficou mais difícil com o fechamento das escolas.

Por outro lado, segundo ele, uma certa inércia percebida em 2020, logo no início da pandemia, já foi contornada. “Antes, havia a expectativa de um retorno rápido à normalidade, não tínhamos a noção exata do que fazer. Agora, os polos já encontraram saídas. Então, se não dá para fazer uma atividade no município, por exemplo, eles partem para uma atividade regional”, relata.

Ricardo também enfatiza que, apesar das condições desequilibradas entre os polos, nenhum deles quer abrir mão de realizar o projeto e discutir a temática ambiental. A previsão do coordenador é que a etapa estadual, última fase do PJ Minas, seja realizada em novembro, mas o formato ainda depende da evolução da pandemia.