Tema do curso
Cursos on line capacitam estudantes para participar do projeto de educação para a cidadania

Participantes do PJ Minas já podem se inscrever em cursos

Atividades Linguagem e Parlamento e É você que faz política podem ser acessadas pela plataforma de ensino a distância.

24/05/2021 - 10:21

Estão abertas as inscrições para dois cursos online que integram o programa de formação para o Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) deste ano. O projeto de educação para cidadania da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com câmaras municipais e PUC Minas, é voltado a estudantes do ensino médio.

As duas atividades têm como público preferencial coordenadores, monitores e alunos do ensino médio do PJ Minas, mas qualquer interessado pode participar.

Para o curso "Linguagem e Parlamento: produção textual oral e escrita", as inscrições podem ser feitas até 13 de agosto. A atividade, que se encerra no dia 19 de agosto, pretende desenvolver nos inscritos a oralidade para a discussão nas plenárias do PJ Minas, bem como contribuir para a redação de propostas para o Legislativo com clareza, coesão e objetividade.

Já para o curso "É você que faz política", as inscrições estão abertas até 17 de agosto e a atividade pode ser finalizada até 20 de agosto. O objetivo é promover uma reflexão sobre o termo política, sua função na organização da sociedade e o papel de cada cidadão no exercício político cotidiano.

Inscrição - Para participar dos estudos, é preciso acessar a plataforma de Educação a Distância (EaD) da Escola do Legislativo. O usuário que já é cadastrado na plataforma precisa ir à página principal do curso desejado, onde está o link para a inscrição.

O usuário sem cadastro na plataforma, por sua vez, deve se cadastrar na tela principal da plataforma para, então, se inscrever no curso desejado.

Dúvidas e problemas de acesso devem ser encaminhados para o e-mail suporte.ead@almg.gov.br.

PJ Minas em 2021 conta com parceria de 123 câmaras municipais

O PJ Minas é realizado, em 2021, em parceria com 123 câmaras municipais, distribuídas em 17 polos regionais. Dessas câmaras, 37 são novatas.

O projeto continua a desenvolver em 2021, quando completa 18 anos, sua 17ª edição, iniciada no ano passado.

Assim sendo, o tema para estudantes do ensino médio discutirem neste ano continua sendo Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em função das restrições impostas pela pandemia do coronavírus e pela complexidade e importância do assunto.