Comissão acompanha pesquisa de imunizantes no CT-Vacinas
Unidade da UFMG tem um dos três antígenos contra o coronavírus em fase mais avançada de estudos no País.
19/05/2021 - 12:25A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) quer acompanhar o trabalho da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no desenvolvimento de novas tecnologias ligadas à produção de kits de diagnóstico e vacinas contra doenças humanas e veterinárias, sobretudo contra a Covid-19.
Com esse objetivo, a comissão visita, nesta sexta-feira (21/5/21), às 10 horas, o Centro de Tecnologia de Vacinas (CT-Vacinas) da UFMG, localizado no parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), na Rua Professor José Vieira de Mendonça, 770, Bairro Engenho Nogueira, em Belo Horizonte. O requerimento para a visita é da deputada Beatriz Cerqueira (PT), presidenta da comissão.
Segundo informações publicadas no site da UFMG, o imunizante do CT-Vacinas contra Covid, batizado de Spintec, é um dos três em estágio mais avançado de pesquisas no Brasil. Ele está passando por testes em primatas e entrará, em seguida, nas fases 1 e 2 de testes clínicos em humanos. A tecnologia usada na produção do antígeno também aumenta as chances de seu sucesso no combate a novas variantes do coronavírus.
O objetivo da comissão é fortalecer iniciativas relacionadas à ciência e à pesquisa. O CT-Vacinas é muito importante para Minas e para o Brasil. Aliás, é importante para a nossa soberania. Então, é dever da Assembleia Legislativa apoiá-lo. Este é o sentido da visita", pontuou Beatriz Cerqueira.