Estudantes do ensino médio participam de Plenário estadual em Belo Horizonte em 2019 - Arquivo ALMG
Jovens driblam pandemia para participar de projeto de educação para a cidadania

PJ Minas tem lançamento virtual nesta sexta (7)

Projeto de educação para a cidadania da Assembleia Legislativa voltado a alunos do ensino médio completa 18 anos.

05/05/2021 - 10:36

Será realizado nesta sexta-feira (7/5/21), às 10 horas, o lançamento virtual do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) deste ano. O projeto de educação para a cidadania da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais, continua a desenvolver em 2021, quando completa 18 anos, sua 17ª edição, iniciada no ano passado.

O lançamento do PJ Minas seria realizado inicialmente no dia 30 de abril, mas precisou ser adiado por causa da tramitação no Plenário e nas comissões do Projeto de Lei (PL) 2.442/21, que instituiu o plano Recomeça Minas, criado pela ALMG para apoiar os setores produtivos mais atingidos pela pandemia de Covid-19

O evento nesta sexta (7) será transmitido ao vivo pela TV Assembleia e também pode ser visto pelo canal da ALMG no YouTube. Todos os envolvidos com o projeto, que em 2021 tem a participação de 123 câmaras municipais, sendo 37 delas estreantes, foram convidados a acompanhar a cerimônia.

A reunião será realizada via aplicativo Zoom e terá a participação de deputados estaduais, representantes da PUC Minas, da Diretoria-Geral Adjunta e da Escola do Legislativo da ALMG; contando também com a presença dos presidentes das 17 câmaras municipais das cidades definidas como polos regionais do projeto deste ano.

Na edição do PJ Minas 2021, elas estão distribuídas em 17 polos regionais: Alto Jequitinhonha, Conexão Sul, Médio Espinhaço, Médio Piracicaba, Metropolitano, Oeste, Sudoeste, Sul I, Sul II, Sul III, Triângulo, União Norte, Vale do Aço / Vale do Rio Doce, Vertentes, Zona da Mata I, Zona da Mata II e Zona da Mata III.

Segundo a coordenação estadual do projeto, o PJ Minas poderá ser realizado neste ano de modo híbrido, com atividades remotas e presenciais, de acordo com a realidade de cada cidade, observando todas as orientações sanitárias vigentes.

Alunos continuam a debater meio ambiente

O tema para estudantes do ensino médio discutirem em 2021 continua sendo Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em função das restrições impostas pela pandemia do coronavírus e pela complexidade e importância do assunto.

Os subtemas definidos pela coordenação estadual são: Mudanças climáticas e proteção da biodiversidade; Práticas sustentáveis e desenvolvimento econômico; Recursos hídricos e saneamento básico.

A gerente-geral da Escola do Legislativo, Ruth Schmitz, enfatiza a expectativa de que este ano do PJ Minas, quando atinge a maioridade, seja histórico. Segundo a gerente-geral, outro destaque desta edição é o aprofundamento da discussão dessa temática que é uma das mais importantes da atualidade.

"Mais maduros, mais conscientes e ainda mais comprometidos com o planeta e com os seres que o habitam, nossos jovens vão construir soluções locais pensando globalmente. E exercendo como cidadãos o direito e o dever de aprimorar as escolhas políticas em seus municípios e em nosso Estado", ressalta Ruth Schmitz.