O relator, deputado Hely Tarqüínio (PV), opinou a favor de emendas que beneficiam o setor de eventos e empresas que produzem oxigênio hospitalar

FFO inicia análise de emendas ao Recomeça Minas

Em reunião na manhã desta quarta (28), foi distribuído avulso do parecer sobre as emendas apresentadas em Plenário.

28/04/2021 - 11:27

Em reunião da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), realizada na manhã desta quarta-feira (28/4/21), foi distribuído avulso (cópia) do parecer sobre 32 emendas apresentadas no 1° turno no Plenário ao o Projeto de Lei (PL) 2.442/21, que traz o Recomeça Minas, plano da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para incentivar a recuperação econômica do Estado. A comissão tem outras reuniões marcadas nesta quarta (28) para apreciar o parecer.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

No seu parecer, o relator, deputado Hely Tarqüínio (PV), opinou pela aprovação das emendas nºs 4, 5 e 9, na forma da subemenda nº 1, que apresentou, e das emendas nºs 16 e 21; e pela rejeição das emendas nºs 1 a 3, 6 a 8, 10 a 15, 17 a 20 e 22 a 32. 

As emendas com parecer pela aprovação, entre outras medidas, trazem benefícios para o setor de eventos e para empresas que produzem oxigênio hospitalar, além de possibilitar que o BDMG ofereça linhas de crédito em condições especiais para pessoas físicas e jurídicas de direito privado atingidas pela crise decorrente da pandemia

De autoria de todos os deputados, o projeto tem como primeiro signatário o presidente Agostinho Patrus (PV). Ele prevê incentivos fiscais para a regularização de dívidas com o Estado e o direcionamento desses recursos recebidos para a desoneração fiscal dos setores mais impactados pela crise econômica decorrente da pandemia.

Conheça o teor das emendas com parecer pela aprovação

As emendas n°s 4 e 5 são de autoria dos deputados Tito Torres (PSDB), Cleitinho Azevedo (Cidadania) e Gustavo Mitre (PSC) e têm o objetivo favorecer o setor de eventos e entretenimento. A emenda n° 4 trata da possibilidade de retomada gradativa do patrocínio de eventos técnicos-científicos, esportivos, corporativos, culturais e sociais de forma direta pelo Estado. 

Já a emenda n° 5 prevê a inclusão dos estabelecimentos de planejamento e execução desses eventos na redução de 50%, até 90 dias após o término do estado de calamidade pública, da carga tributária relativa ao ICMS incidente no fornecimento de energia elétrica. Para tanto, é acrescido dispositivo ao artigo 12 do substitutivo n° 2.

A subemenda n° 1 à emenda n° 9, do deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB), acrescenta dispositivo ao artigo 13 do substitutivo n° 2. O objetivo é incluir os estabelecimentos de produção de oxigênio hospitalar na redução de 50%, até 90 dias após o término do estado de calamidade pública, da carga tributária relativa ao ICMS incidente no fornecimento de energia elétrica.

A emenda n° 16, do deputado Sargento Rodrigues (PTB), suprime dispositivo do substitutivo n° 2 que previa que o descumprimento de condições a serem estabelecidas em legislação estadual implicaria na revogação dos benefícios propostos.

Por fim, a emenda n° 21, também de Sargento Rodrigues, objetiva determinar que o BDMG ofereça linhas de crédito em condições especiais para pessoas físicas e jurídicas de direito privado atingidas pela crise decorrente da pandemia. Segundo o parecer, essa emenda contempla demanda apresentada nos encontros do evento Recomeça Minas. 

Tramitação - Durante a sua tramitação, o projeto recebeu o substitutivo n° 1, da Comissão de Constituição e Justiça, que promoveu ajustes técnicos no texto; e o substitutivo n° 2, da FFO, que contemplou sugestões de parlamentares e também da sociedade, colhidas durante 16 encontros regionais realizados neste mês. Durante as discussões no 1° turno em Plenário, foram apresentadas as 32 emendas, que seguiram para a FFO para parecer.