O bate-papo tratará do lixo, dando ênfase a possibilidades de aproveitamento e transformação - Arquivo ALMG

Gestão do lixo é tema do Pensando em Minas

Nesta quarta (28), às 10 horas, programa debate coleta, reciclagem e nova destinação de resíduos.

26/04/2021 - 13:00

O debate da próxima edição do Pensando em Minas será sobre a gestão do lixo, desde a coleta até a reciclagem ou nova destinação. A transmissão do programa Lixo zero: atitude cidadã será nesta quarta-feira (28/4/21), às 10 horas, pelo canal do YouTube da Escola do Legislativo. Depois disso, ele entra na grade de programação da TV Assembleia.

O público pode participar enviando perguntas e comentários pelo chat para as debatedoras. Uma delas é Sonia Maria Dias, especialista em resíduos, da Rede Global Mulheres no Trabalho Informal: Globalizando e Organizando (WIEGO); especialista em resíduos pela Universidade de Kitakyushu (Japão); e doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ela estará ao lado de Cynthia Fantoni, doutora e pesquisadora pós-doutoral, na UFMG. Cynthia possui experiência na área de engenharia sanitária e com consultoria e na elaboração de planos estaduais de gestão regionalizada de resíduos sólidos. O mediador da live será Alexandre Bossi, consultor e professor da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Pauta - O bate-papo tratará do lixo, dando ênfase a possibilidades de aproveitamento e transformação, desde a coleta até a reciclagem e nova destinação. A ideia é mostrar como o lixo, muitas vezes, considerado um problema, pode gerar novos produtos, emprego e renda para a população, por meio de ações coletivas, planos regionais e consórcios que envolvem estados e municípios e ações conjuntas da comunidade.

Também estarão em pauta aspectos ligados ao fortalecimento do movimento cooperativista dos catadores como forma de contribuir na melhoria da gestão dos resíduos sólidos, nos aspectos de empoderamento de mulheres catadoras e nos desafios da Covid-19.