O podcast Politiza visa mostrar o quanto o fazer político interfere na vida dos cidadãos - Arquivo ALMG

Episódio do Politiza aborda as mulheres na ciência

A realidade das cientistas brasileiras é o tema do programa especial que vai ao ar no Dia Internacional da Mulher.

08/03/2021 - 13:03

Uma conquista a cada passo. Esse é o título do episódio especial do Politiza, que será veiculado nesta segunda-feira (8/3/21), Dia Internacional da Mulher. A edição de número 28 retrata a realidade das cientistas brasileiras: elas já são maioria nos cursos de graduação e pós-graduação, mas a minoria nas bolsas de produtividade em pesquisa e raras nos cargos de gestão da ciência

De acordo com a servidora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), jornalista Grazielle Mendes, responsável pela produção do programa, as entrevistas revelam que as mulheres ainda batalham por acesso, oportunidades e reconhecimento. Para debater o tema, foram entrevistadas a deputada Andréia de Jesus (Psol) e três pesquisadoras. São elas: 

  • Marcia Cristina Bernardes Barbosa: doutora em Física, diretora da Academia Brasileira de Ciências, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, diretora da Academia Brasileira de Ciências e ativista pela igualdade de gênero na ciência.
  • Viviane de Souza Alves: doutora em Ciências, professora do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas e chefe do Laboratório de Biologia Celular de Microrganismos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É também uma das maiores referências no campo da microbiologia no Brasil e uma das mais ativas divulgadoras científicas da Covid-19 no País.
  • Alessandra Ribeiro: mestre em Comunicação pela UFMG, autora do e-book e podcast Mulher faz Ciência. Sua dissertação de mestrado abordou os impactos da maternidade para cientistas, a partir da experiência do movimento Parent in Science.

O objetivo do Politiza é apresentar temas variados mostrando o quanto o fazer político interfere na vida dos cidadãos. Todos os episódios estão disponíveis na página da Rádio no Portal da Assembleia e em plataformas de streaming como Spotify, TuneIn, DeezeriTunes e Google Podcasts.