O presidente da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (à direita) disse que o reconhecimento da ALMG ajudará a resgatar a dignidade dessas entidades

Veteranos das Forças Armadas recebem congratulações

Entidades foram homenageadas pela passagem do Dia do Reservista, celebrado em 16 de dezembro.

16/12/2020 - 19:23

Homenagear Associações representativas dos veteranos das Forças Armadas, instaladas no Estado, pela passagem do Dia do Reservista, celebrado em 16 de dezembro no País. Esse foi o propósito da reunião que a Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou nesta quarta-feira (16/12/20).

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

O diploma de congratulações, requerido pelo deputado Coronel Henrique (PSL), foi destinado às associações dos Reservistas do Brasil; dos Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro; dos Militares e Ex-Integrantes das Forças Armadas - Seção Minas Gerais.

Ainda foram lembradas a Brasileira dos Integrantes do Batalhão Suez em Minas Gerais e Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira; de Oficiais da Reserva do Exército de Itajubá (Sul); de Oficiais da Reserva do Exército de Uberlândia (Triângulo) e dos Militares Inativos e Pensionistas do Sul de Minas. 

Segundo Coronel Henrique, o diploma objetiva evidenciar as associações como multiplicadores de valores cívicos e morais para a juventude mineira.“Tenho certeza que um reconhecimento como este deixará marcado, nos anais da Assembleia Legislativa, a importância de valorizarmos nossas tradições e de cultuarmos os nosso heróis, resgatando os valores da família e da pátria”, pontuou o parlamentar.

O deputado ainda enfatizou o seu orgulho em ser veterano do Exército, lembrando que é o primeiro representante dessa força armada no Legislativo estadual e que, com isso, esses militares têm voz na Casa hoje. Por fim, fez uma explanação a respeito do Dia do Reservista e ainda sobre a vida do poeta Olavo Bilac, elogiando o patrono do Serviço Militar.

Bilac também foi lembrado na fala do presidente da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Marcos Moretzsohn Renault Coelho. Ele agradeceu em nome dos homenageados, enfatizou a importância do trabalho das associações em favor de valores caros à sociedade, ressaltando que este reconhecimento do Parlamento “ajudará a resgatar a dignidade” dessas entidades.

A reunião contou com as presenças do presidente-fundador da Associação dos Reservistas do Brasil, João de Souza Armani; do representante da Associação de Oficiais da Reserva do Exército de Uberlândia, Magnon Florenço da Silva; do presidente da Associação dos Militares e Ex-Integrantes das Forças Armadas - Seção Minas Gerais, 2º Sargento R1 Walfredo Rodrigues Filho; e do representante da 4ª Região Militar, Coronel Lenilson Celestino da Silva Junior.

A atividade ainda teve a participação, presencial ou remotamente, dos deputados Zé Guilherme (PP), que preside a comissão e fez a abertura oficial da homenagem; Carlos Pimenta (PDT) e Elismar Prado (Pros).

A data - O Dia do Reservista, instituído em 1939 por decreto do então presidente Getúlio Vargas, é celebrado em 16 de dezembro por ter sido o dia de nascimento do jornalista, poeta e inspetor de ensino Olavo Bilac (1865-1918), um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.

Autor da letra do Hino à Bandeira, Olavo Bilac foi abolicionista e nacionalista, tendo feito campanhas em prol do serviço militar obrigatório, o que lhe valeu, em 1966, também a concessão do título de patrono do Serviço Militar. É apontado pela história como um cidadão que sonhava com um exército nacional integrado pelas mais diferentes classes sociais.