Presidente da Assembleia recebe medalha Comarca do Serro
A comenda foi entregue pelo desembargador Gilson Lemes, presidente do Tribunal de Justiça, nesta quinta-feira (10).
10/12/2020 - 14:37O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), recebeu a medalha comemorativa dos 300 anos da Comarca do Serro (Região Central), concedida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), nesta quinta-feira (10/12/20). A comenda abre o calendário de celebrações no Poder Judiciário, em razão do marco histórico.
A Comarca do Serro foi criada em 16 de março de 1720, por ordem de D. João V, rei de Portugal. Durante a solenidade, cartografias e a leitura do que foi considerada a certidão de nascimento do Estado lembraram a história de formação do território mineiro, desmembrado da capitania de São Paulo das Minas do Ouro, em 2 de dezembro daquele mesmo ano.
De acordo com o presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, o processo civilizatório de Minas guarda estreita relação com a instituição das comarcas, em especial com a do Serro. Ele rememorou os acontecimentos, monumentos e personalidades da região, guardando deferência ao queijo do Serro, um dos símbolos da mineiridade.
Gilson Lemes ressaltou ainda que a entrega da medalha ao presidente da Assembleia representa a consolidação das relações institucionais entre os Poderes, “sempre harmoniosas”. Para o desembargador, o gesto traduz o reconhecimento a todos aqueles que contribuem para o fortalecimento do exercício da justiça em Minas.
Também o presidente da Assembleia destacou o trabalho em conjunto realizado pelos Poderes Legislativo e Judiciário em prol da construção de um Estado próspero. “Recebo a medalha da Comarca do Serro em nome dos deputados e das deputadas do Parlamento, que ajudam a construir o futuro dos mineiros”, concluiu.
Comarca do Serro – Quarta comarca criada em Minas Gerais e a 13ª no Brasil. As três primeiras instituições do Estado foram as Comarcas de Vila Rica (Ouro Preto), do Rio das Velhas (Sabará) e do Rio das Mortes (São João del-Rei), criadas em 1714.