Comandante do Corpo de Bombeiros (à direita) admitiu um deficit de 22% no efetivo da instituição - Arquivo ALMG

Comissão de Segurança cobra nomeação de concursados

Deputados querem a divulgação de cronograma prometido por secretário de Estado de Governo.

30/11/2020 - 18:10

Nesta terça-feira (1º/12/20), a partir de 9h30, a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública para cobrar do Governo do Estado um cronograma de ações relacionadas à convocação dos excedentes dos concursos e processos seletivos na área de segurança. A reunião será realizada no Auditório José Alencar.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate enviando dúvidas e comentários.

O requerimento para realização da reunião é de autoria do presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Sargento Rodrigues (PTB), e também do deputado João Leite (PSDB). A principal intenção, segundo os parlamentares, é cobrar do secretário de Estado de Governo, Igor Eto, um compromisso assumido ao final da reunião do Comitê de Orçamento e Finanças (Cofin), realizada em 18 de novembro.

Nesta data, de acordo com os dois deputados, o secretário de Governo prometeu divulgar, em um prazo máximo de dez dias, um cronograma para convocação dos concursados na área de segurança. O prazo vence neste dia 1º de dezembro.

A demora na convocação dos concursados tem sido uma preocupação frequente de diversos deputados estaduais, tendo sido o principal assunto tratado com os dirigentes dos órgãos de segurança do Estado em reunião do Assembleia Fiscaliza 2020, no dia 23 de novembro.

O Assembleia Fiscaliza é uma série de reuniões periódicas entre deputados e representantes do Poder Executivo para fiscalização das ações de governo. Durante o encontro com os dirigentes da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, todos admitiram a carência de pessoal e a expectativa de nomeação de concursados.

O comandante-geral da PMMG, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, disse ter a expectativa de convocar 523 excedentes de concursos. O chefe da Polícia Civil, Wagner Pinto de Souza, afirmou que a instituição aguarda a convocação de 152 escrivães e 62 delegados, todos já aprovados em concursos.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Edgard Estevo da Silva, declarou que 229 excedentes no concurso para a instituição ainda aguardam convocação. Segundo ele, mesmo com a nomeação de 515 novos soldados, o deficit de efetivo ainda é de 22%.

Além do secretário de Estado de Governo, a lista de convidados para a reunião desta terça-feira, na ALMG, inclui outros representantes do Poder Executivo, de sindicatos, de associações de servidores e de comissões de aprovados e excedentes nos diversos concursos e processos seletivos realizados para a área de segurança.