Assembleia de Minas recebe embaixador do Azerbaijão
Diplomata, em visita desta quinta (12), falou sobre intercâmbio econômico e cultural entre o país e o Estado.
12/11/2020 - 18:18O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), recebeu nesta quinta-feira (12/11/120), no Salão Nobre, o embaixador do Azerbaijão no Brasil, Elkhan Polukhov. O diplomata, acompanhado pelo senador Antonio Anastasia (PSD-MG), falou sobre ações de cooperação entre os países, em especial no intercambio econômico e cultural com o Estado.
Elkhan Polukhov salientou que essa é a primeira vez que visita Minas Gerais, mas que já identificou áreas com grande potencial para transações econômicas. O setor da mineração e as cadeias produtivas da carne e do café foram destacadas por ele, que não descartou a possibilidade de encontrar outros setores de interesse ao longo da sua estada em Belo Horizonte.
Além das futuras negociações, Agostinho Patrus ressaltou o fomento às trocas culturais entre o país e Minas. Ele informou que o Parlamento mineiro, assim que for possível, receberá exposição de fotos sobre o Azerbaijão. A mostra fotográfica apresenta, em 50 telas, as tradições, as paisagens, as belezas naturais, a culinária, a arquitetura e os tapetes da nação.
O deputado ainda cumprimentou o embaixador por acordo assinado entre Armênia e Azerbaijão, com a mediação da Rússia, que pôs fim a combates violentos pelo controle da região de Nagorno-Karabakh, na fronteira dos dois países. O cessar-fogo iniciou-se na última segunda-feira (9).
Para dar ao embaixador uma prova da identidade mineira, o senador Antonio Anastasia vai acompanhá-lo a um concerto realizado pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e a uma visita ao Mercado Central de Belo Horizonte.
República do Azerbaijão - É um país transcontinental na região do Cáucaso, situado no cruzamento entre o Leste Europeu e o Sudoeste Asiático. É delimitado pelo Mar Cáspio ao leste, a Rússia ao norte, a Geórgia a noroeste, Armênia no oeste e o Irã ao sul. Sua população é de 10 milhões de habitantes e a capital é Baku.