Deputado valoriza esforço de pequenos hospitais na pandemia
A necessidade de investimentos, no entanto, foi apontada como uma realidade nessas unidades, que enfrentam dificuldades.
11/11/2020 - 15:44Com o objetivo de ressaltar a importância dos pequenos hospitais para a população do Estado, principalmente no atual contexto de pandemia, o deputado Carlos Pimenta (PDT), na Reunião Ordinária de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais desta quarta-feira (11/11/20), realizou seu pronunciamento virtual diretamente do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Monte Azul (Norte de Minas).
Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.
Única unidade hospitalar do município, o Nossa Senhora das Graças recebe pacientes de toda a microrregião, sendo que 95% dos seus 40 leitos são destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Conforme relatou Carlos Pimenta, mesmo tendo que superar muitas dificuldades, a instituição apresentou resultados notáveis no enfrentamento da Covid-19 e pode ser considerada um símbolo do Estado na árdua luta contra o novo coronavírus.
O Governo de Minas doou seis respiradores para o hospital, utilizados no atendimento de pacientes em estado grave. Para o deputado, os investimentos, no entanto, precisam ser maiores não só no Nossa Senhora das Graças, como também nas demais unidades de menor porte.
Carlos Pimenta cobrou, por exemplo, infraestutura para o uso de energia solar nesses hospitais. Só o de Monte Azul gasta cerca de R$ 180 mil por ano com energia, dinheiro que, salientou o parlamentar, poderia financiar diversas melhorias urgentes.
O deputado informou que o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, estará no Parlamento mineiro no próximo dia 23, em mais um encontro do Assembleia Fiscaliza, para cobrar uma mobilização em favor de um olhar mais atento para as necessidades dos pequenos hospitais.