Fórum da ALMG, lançado neste ano, foi suspenso em razão da pandemia de Covid-19 - Arquivo ALMG

Seminário online discute ciência, tecnologia e inovação

ALMG é parceira do evento, que reunirá cientistas, empreendedores e gestores para debater casos do Brasil e do mundo.

16/10/2020 - 15:43

O fortalecimento do ecossistema mineiro de ciência, tecnologia e inovação estará em debate nesta segunda-feira (19/10/20), quando se comemora o Dia Nacional de Inovação. Empreendedores, gestores, professores e outros especialistas estarão conectados, das 14h às 16h15, no Webinário “Ambientes de inovação: experiências nacionais e internacionais”.

O evento é realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pelo Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec), em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A transmissão será pelo canal da CAC no YouTube e também pelos canais do BH-TEC e da Assembleia.

A deputada Beatriz Cerqueira (PT), coordenadora do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência: por um desenvolvimento inclusivo e sustentávelparticipa do evento e avalia que o desenvolvimento social de Minas e também a superação da pandemia passam pela ciência. “Temos priorizado esse tema nesta legislatura, com uma ação pautada na defesa das nossas universidades e instituições de pesquisa”, reforça.

O webinário vai reunir protagonistas nos pilares acadêmico-científico, políticas públicas e empreendedorismo e inovação, com discussão pautada em referências do Brasil e do mundo. Ele integra as atividades da Semana do Conhecimento da UFMG e dos 300 Anos de Minas Gerais.

Programação – A programação tem dois momentos de rodadas de conversa. Às 14 horas, os convidados refletem sobre desafios e oportunidades nas suas respectivas áreas, a partir da experiência vivida e dos propósitos que são seus pilares de atuação.

Participam, além de Beatriz Cerqueira, a professora Sandra Regina Goulart Almeida, reitora da UFMG; o subsecretário de Promoção de Investimentos e Cadeias Produtivas e líder do projeto "Diplomacia da Inovação" em Belo Horizonte, Juliano Pinto; e o sócio-diretor do IEBT Inovação, Paulo Vitor Guerra. O diretor-presidente do BH-TEC, Marco Crocco, fará a mediação.

Na segunda rodada, haverá uma palestra magna da CEO do Israeli Advanced Technology Industries, Karin Mayer Rubinstein. Ela apresentará o ecossistema que é referência em inovação no mundo e analisará as experiências de empreendedorismo.

Logo em seguida, haverá um espaço para perguntas e respostas, aberto à participação do público.