Duo Guerra-Correia interpreta “Melodia sentimental”,  em homenagem aos 70 anos da composição de Heitor Villa-Lobos
Dani Andrade explica como o coronavírus é transmitido
A apresentação
Luiz Nascimento apresentará três canções autorais, leves e bem-humoradas, que dialogam entre si

Programação diversificada marca semana do Minas Arte em Casa

Apresentações de dança, de teatro e de músicar acontecem de segunda a sexta-feira, às 19h20, pelas canais da ALMG.

15/10/2020 - 14:25

Homenagem à obra “A floresta do Amazonas” de Heitor Villa-Lobos, contação de história infantil sobre as formas de se proteger do coronavírus e videodança que aborda o isolamento social são alguns dos espetáculos que marcam a próxima semana do Minas Arte em Casa.

O projeto de fomento à cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) traz também performance do coletivo Elos da Mata e músicas autorais do cantor e compositor mineiro Luiz Nascimento.

Os encontros são de segunda (19/10/20) a sexta-feira (23), às 19h20, pelo Instagram do Assembleia Cultural, pela TV Assembleia e pelo YouTube da ALMG. Depois das estreias, as performances continuam disponíveis nas redes sociais da Casa.

Desde o dia 3 de agosto, a ALMG tem promovido o Minas Arte em Casa, projeto que integra o Assembleia Cultural. O objetivo é colaborar para o enfrentamento da crise econômica do setor causada pela Covid-19.

Programe-se para as próximas atrações:

  • Segunda-feira (19): Duo Guerra-Correia homenageia Villa-Lobos

O Duo Guerra-Correia, formado por Ana Clara Guerra, no violão, e Déverson Correia, no violoncelo, interpreta “Melodia sentimental”, em homenagem aos 70 anos da composição de Heitor Villa-Lobos. A canção integra a obra completa intitulada “A floresta do Amazonas”, tema que se mostra pertinente e atual, em um momento de intensa discussão sobre a importância da preservação ambiental.

A obra é uma dos últimos trabalhos de Villa-Lobos e foi composta  para a trilha sonora do filme “Green Mansions” (no Brasil, “A flor que não morreu”), de 1959. Algumas das canções que fazem parte da peça, como a "Melodia sentimental", se tornaram as mais conhecidas do compositor, sendo interpretadas por cantoras líricas e artistas brasileiros, como Ney Matogrosso e Maria Bethânia.

Currículos - Ana Clara Guerra tem licenciatura com habilitação em Violão e mestrado em Música, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Déverson Correia é aluno de Violoncelo no curso de bacharelado em Música, na mesma instituição. Além disso, possui experiência com produção cultural, relacionada à sua atividade como membro do grupo de violoncelos de Uberlândia, o UDI CELLO Ensemble.

O Duo Guerra-Correia é fruto de um trabalho de pesquisa no âmbito da música de câmara brasileira, e foi criado em 2018, tendo se consolidado em 2019 ao realizar apresentações em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, além de gravações de vídeos profissionais com o objetivo de divulgar o repertório da música de câmara brasileira em plataformas digitais.

  • Terça-feira (20): Contação de história aborda proteção contra o coronavírus

A escritora Dani Andrade contará a história infantil “A invasão do seu Corona”. Com muito didatismo e leveza, ela explica como o coronavírus é transmitido e o que podemos fazer para nos proteger e impedir a sua propagação. Sintonizada com o momento atual das produções em vídeo, a encenação tem muitos efeitos visuais, aproximando-se da linguagem dos desenhos animados.

Dani Andrade é também intérprete musical e compositora. Formada em Pedagogia, com especialização em Educação Inclusiva, é professora da rede municipal de educação de Itaúna, na região Centro-Oeste. É a criadora do projeto Clubinho da Tia Dani, um canal no YouTube com conteúdo educativo para as crianças. 

  • Quarta-feira (21):  Videodança aborda isolamento social durante a pandemia

"Sobrado Almeida” é uma performance de dança realizada por Leonardo Augusto durante o período de isolamento social causado pela pandemia da Covid-19. A apresentação é resultado de experimentos do artista em sua casa, no bairro Jardim dos Comerciários, em Belo Horizonte. A linguagem utilizada é a videodança, em que os movimentos de câmera, os planos, a montagem e a edição são tão importantes para o resultado final quanto os movimentos coreográficos.

Sobre o artista - Leonardo Augusto é profissional de Teatro e Dança pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões de Minas Gerais (Sated/MG) e  técnico em Teatro pela PUC-Minas. É também formado em Cinema pela Escola Livre de Cinema, de Belo Horizonte.

O artista é integrante e fundador do Grupo Contemporâneo de Dança Livre, atuando também como pesquisador e assistente de produção. Sua trajetória é marcada por participações em festivais, projetos e residências em Israel, Romênia, Polônia, Alemanha, Inglaterra, Escócia, Argentina, Portugal, entre outros países.

  • Quinta-feira (22): Coletivo Elos da Mata apresenta “Gira mundo”

“Gira Mundo” é uma videoperformance musical do coletivo Elos da Mata ao som da canção autoral de mesmo nome. Com hibridismo de linguagens artísticas, como teatro, poesia, cinema e música, o grupo propõe a reflexão sobre temas como o isolamento, a ressignificação do cotidiano e as injustiças sociais e econômicas. As locações foram feitas em um sítio, em Mariana, na Região Central, onde é a sede do grupo.

O coletivo foi fundado pelas artistas Debis Dexu e Tamara Malungueira em 2016, na cidade de Barretos, em São Paulo, com o nome Mulheres da Mata. Desde 2019, Debis e Tamara residem em Mariana e rebatizaram o grupo como Elos da Mata com a intenção de incluir a diversidade de gêneros em sua composição.

Tamara Malungueira é atriz, cantora, compositora, escritora, produtora cultural, pesquisadora de produção audiovisual, de práticas quânticas e de arte holística.

Debis Dexu (Deborah Thomazelli Silva Ali) é atriz, artesã, decoradora, estudante de Bioconstrução, escritora, compositora, produtora cultural independente, performer e produtora artística no Coletivo Elos da Mata.

Ludmilla Reis Rolim, que também integra o coletivo e assina a edição de áudio do espetáculo, é compositora, cantora, produtora fonográfica, atriz e performer.

  • Sexta-feira (23): Canções autorais marcam show de Luiz Nascimento

O músico Luiz Nascimento apresentará três canções autorais. As músicas, leves e bem-humoradas, dialogam entre si, seja pela regionalidade dos ritmos e melodias ou pelas letras que trazem a mineiridade interiorana, a relação com a natureza e as belezas da simplicidade.

A primeira é “Depois da pandemia”, um samba que aborda a atual situação de crise sanitária e o isolamento social. Em seguida, o músico interpreta “Casinha amarela”, um choro-canção que exalta os valores de uma vida simples e interiorana. Por fim, “Siricutico”, um xote que brinca com os fonemas dos bichos.

Nascido em João Monlevade (Central), Luiz Nascimento é cantor e compositor. Trabalha com música desde 2004, tendo se formado em 2009 no curso de Canto da Universidade de Música Popular de Barbacena (Central). Desde então, ministra aulas particulares e oficinas de canto popular.

Como compositor, fez parte do grupo Martelo de Pano, com o qual lançou, em 2008, o álbum “Café da manhã, café da tarde”, que percorreu vários festivais de São João del-Rei e região. Em 2014, lançou o álbum “Na trilha do sol” e, recentemente, “Misantrópico”, ambos com produção independente.