Iniciativa visa valorizar a arte em tempos de pandemia - Arquivo ALMG

Confira os habilitados para exposição do Minas Arte em Casa

Recursos para o edital de fotografia podem ser apresentados até terça-feira (29).

28/09/2020 - 13:10

A lista das propostas habilitadas para o edital de fotografia Minas Arte em Casa foi publicada na edição de sábado (26/9/20) do Diário do Legislativo. Os candidatos não habilitados podem apresentar recurso até esta terça-feira (29/9/20), de acordo com as orientações previstas no edital. A mostra, que será virtual, terá como tema os 300 anos de Minas Gerais.

Após a avaliação dos recursos, tem início a fase final, de análise do mérito artístico. Nessa etapa, as proposta serão avaliadas por profissionais especializados sorteados entre os credenciados do Banco de Pareceristas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Serão recebidas até 100 inscrições por eixo temático. Dentre as aprovadas, serão selecionadas 60 fotografias ao todo, em ordem de classificação, respeitando-se a proporcionalidade das categorias (15 vagas por subtema). Os artistas selecionados receberão o valor de R$ 1.490,22 pela fotografia escolhida e pelo licenciamento de seus direitos autorais.

O edital integra as comemorações pelos 300 anos de Minas Gerais, que tem o objetivo de resgatar a história do Estado. A iniciativa é uma parceria da ALMG com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o Ministério Público Estadual (MP), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), a Defensoria Pública Estadual e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A iniciativa também visa valorizar a arte em tempos de pandemia. Além deste edital para seleção de fotografias, diante do fechamento dos espaços de cultura da Assembleia em decorrência da pandemia de Covid-19, foi publicado um edital para a seleção de propostas de artes cênicas e música em plataformas digitais. As apresentações que começaram em agosto serão transmitidas até outubro.