O presidente da Assembleia participará de forma remota da abertura do seminário - Arquivo ALMG

ALMG participa de rede de instituições pela integridade

Protocolo de intenções será firmado na segunda-feira (28), na abertura de seminário sobre o tema.

24/09/2020 - 15:35

Fortalecer a atuação conjunta em ações de promoção da integridade e da ética pública e de prevenção e combate à corrupção. Esta é a meta da Rede Mineira de Integridade (RMI), cujo protocolo de intenções será firmado nesta segunda-feira (28/9/20), durante abertura do 1º Seminário Mineiro de Integridade.

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) faz parte da rede, juntamente com Governo do Estado, Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Defensoria Pública Estadual e Tribunal de Contas do Estado (TCE). Outras instituições, como universidades, poderão se juntar à rede.

O objetivo é o trabalho colaborativo, respeitadas as competências e atribuições de cada instituição, visando uma prática de integridade, transparência, qualidade dos serviços públicos e difusão da cultura íntegra e ética, não apenas na administração pública, mas também em suas relações com a sociedade.

Seminário – Com a proposta de também fortalecer a interação dos agentes que atuam nos órgãos e entidades públicas do Estado, o 1º Seminário Mineiro de Integridade será aberto às 14 horas de segunda (28), em sessão online com transmissão pela internet.

O presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus (PV), participa da mesa de abertura, também de forma remota, juntamente com dirigentes dos demais órgãos do Estado.

Além das instituições que integram a RMI, a Controladoria Geral do Estado também é promotora do evento, que tem apoio da Transparência Internacional Brasil (TIBr). Temas relevantes para o fomento da integridade pública estão na pauta de debates

A primeira palestra do seminário, às 15 horas de segunda, será "A integração dos controles democráticos na promoção da integridade no setor público", por Bruno Andrade Brandão.

programação continua na terça (29) e na quarta (30), com sessões de debate. Uma delas, na quarta-feira às 14 horas, terá a participação do deputado Guilherme da Cunha (Novo). As inscrições são abertas a todos os interessados.