Vista de Uberaba, que progrediu de fase no Minas Consciente - Arquivo ALMG

Região de Uberlândia regride de fase no Minas Consciente

Deliberação do Comitê Covid desta quinta (10) também prevê avanço de fase na região de Uberaba.

10/09/2020 - 14:10

Duas macrorregiões de saúde de Minas Gerais vão sofrer alteração nas fases de abertura das atividades socioeconômicas em seus municípios. Obedecendo à classificação do Minas Consciente, a macrorregião Triângulo Norte regride para a onda vermelha (mais restritiva) e a Triângulo Sul progride para a onda verde.

As duas regiões têm como cidades-polo, respectivamente, Uberlândia e Uberaba. O Triângulo Norte regrediu de fase devido ao aumento no número de casos de Covid-19. E o Triângulo Sul avançou por apresentar índices controlados da doença e número suficiente de leitos.

Deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 de nº 84, tratando dessa reclassificação, foi publicada no Diário Oficial Minas Gerais nesta quinta-feira (10/9/20). A norma altera o anexo da Deliberação 45, de maio deste ano, sendo que a reclassificação vigora a partir deste sábado (12) e se estende até o seguinte (19).

Criado pelo Governo do Estado como um dos instrumentos de combate à pandemia da Covid-19, o Minas Consciente faz, periodicamente, a reclassificação de abertura de estabelecimentos.

Ondas - De acordo com o plano, há três ondas nas quais as macrorregiões são classificadas: a onda vermelha, em que apenas os serviços essenciais podem funcionar; a onda amarela, a qual permite que alguns serviços não-essenciais sejam abertos; e a onda verde, que possibilita o funcionamento dos serviços não-essenciais com maior risco.

A título de exemplo, a onda vermelha inclui atividades como supermercados, farmácias, serviços de transporte e telecomunicação. A onda amarela contempla o comércio de móveis, papelaria e vestuário. E a onda verde engloba atividades como cinemas, academias e serviços turísticos. Confira em qual onda se encontra cada segmento.

Após a reclassificação, Minas Gerais agora tem três macrorregiões na onda vermelha: além de Triângulo Norte, Nordeste e Noroeste. Na outra ponta, há duas regiões na onda verde: Triângulo Sul e Norte.

Numa zona intermediária estão as nove regiões da onda amarela. São elas: Centro, Centro-sul, Jequitinhonha, Leste, Leste-Sul, Oeste, Sudeste, Sul e Vale do Aço.