O Vale do Jequitinhonha estava na fase vermelha e progrediu para a amarela - Arquivo ALMG

Deliberação do Comitê Covid-19 amplia reabertura no Estado

Regiões Centro, Jequitinhonha, Nordeste, Noroeste e Vale do Aço passam para onda amarela e têm redução de restrições.

27/08/2020 - 12:52

Minas Gerais, Diário Oficial do Estado, traz na edição desta quinta-feira (27/8/20) medidas do Comitê Extraordinário Covid-19, que trata do combate à doença no âmbito do governo estadual. A Deliberação 80 altera o anexo da Deliberação 45, de 13 de maio de 2020, trazendo nova classificação para as fases de abertura das macrorregiões de saúde previstas no Plano Minas Consciente: onda vermelha (apenas serviços essenciais), onda amarela (não essenciais) e onda verde (não essenciais com maior risco).

A reclassificação determina que as macrorregiões Centro, Jequitinhonha, Nordeste, Noroeste e Vale do Aço, que estavam na onda vermelha, passem a figurar na amarela. Com a progressão, agora todas as regiões do Estado encontram-se na mesma faixa intermediária de cor e podem retomar atividades socieconômicas consideradas de risco médio.

Revogação - Já a Deliberação 81, também publicada no Diário Oficial desta quinta (27), suspende a validade da Deliberação 78, de 12 de agosto de 2020. A norma anterior fixava prazo de 15 dias para a avaliação da conveniência e da oportunidade de edição de normas para as microrregiões do Plano Minas Consciente onde houvesse hospital privado equipado com leitos em unidades de terapia intensiva (UTI) que atendessem exclusivamente à rede suplementar de saúde.