Assembleia realizou Reunião Extraordinária de Plenário na tarde desta sexta-feira (17)

Deputados comentam LDO aprovada nesta sexta (17)

Parlamentares também defenderam a aprovação de projetos no próximo semestre legislativo.

17/07/2020 - 16:55

Diversos deputados se manifestaram em Plenário, na Reunião Extraordinária da tarde desta sexta-feira (17/7/20), sobre a aprovação do Projeto de Lei (PL) 1.966/20, do governador Romeu Zema, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2021.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

Alguns parlamentares criticaram o conteúdo da proposição, como o deputado Virgílio Guimarães (PT). Para ele, o PL 1.966/20 é uma cópia da matéria de mesma natureza aprovado em 2019, mas, como o cenário macroeconômico é diferente do anterior, a lei tende a ser desrespeitada na execução de gastos do Poder Executivo.

Os deputados Bosco (Avante) e Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) elogiaram a matéria votada e a atuação do relator do projeto da LDO, deputado Hely Tarqüínio (PV).

A aprovação da emenda que inclui a universalização do saneamento básico como prioridade para o Estado foi elogiada pela deputada Laura Serrano (Novo).

O deputado André Quintão (PT), por sua vez, elogiou a aprovação de emenda que prevê prestação de contas bimestrais do Poder Executivo em relação ao uso dos recursos do Fundo de Erradicação da Miséria.

Deputados pedem prioridade para projetos no próximo semestre 

Os parlamentares também falaram sobre projetos que tramitam na Casa. O deputado Delegado Heli Grilo (PSL) defendeu prioridade para a apreciação de projeto de sua autoria que trata das Delegacias Virtuais da Polícia Civil.

Também o deputado Arlen Santiago (PTB) solicitou a tramitação, no próximo semestre, de matéria que busca a federalização da rodovia BR-135 entre os municípios de Manga, Missões e Itacarambi (Norte de Minas). Segundo ele, já há acordo com o governo federal para a promoção de melhorias na estrada.

Reforma – Durante a reunião, a deputada Laura Serrano reforçou sua opinião favorável à votação da reforma da previdência que tramita na ALMG.

Sobre esse assunto, também se manifestou o deputado Doutor Jean Freire (PT), que se posicionou contrariamente à votação da reforma durante a pandemia e disse que é preciso garantir a participação no debate de todos os que serão impactados por ela.