Pandemia impõe restrições, mas PJ Minas 2020 não para
Visitas técnicas foram remotas, e coordenadores agora discutem adequações para continuidade do PJ em todo o Estado.
15/07/2020 - 09:00O calendário do projeto Parlamento Jovem, edição 2020, está sendo discutido e terá que ser readequado, por causa da pandemia de Covid-19, que impede a realização das atividades presenciais. Mas as interações entre os jovens, as reuniões entre coordenadores e as atividades de formação continuam em andamento.
Câmaras municipais, parceiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na realização do programa, fazem o que podem para manter viva a discussão sobre o tema deste ano, que é Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
A Escola do Legislativo da ALMG, juntamente com os demais membros da coordenação estadual, realizou, entre maio e junho, uma série de visitas técnicas aos 18 polos regionais participantes. Desta vez, por meio de videoconferências. As reuniões, via aplicativos como Zoom, Google Meet e o Jitsi Meet, tiveram a participação de representantes de 90 câmaras municipais.
Ao todo, foram 140 pessoas presentes, entre coordenadores, monitores e vereadores. Nesses momentos, eles compartilharam as iniciativas que deram certo na mobilização dos estudantes e também as dificuldades impostas pela pandemia, com o fechamento das escolas e de algumas câmaras.
Virtual x Presencial - Nas redes sociais do PJ Minas, da Assembleia e das câmaras parceiras, é possível encontrar um vasto material sobre o tema e subtemas do PJ 2020. Foram muitos os vídeos produzidos para as oficinas de formação; muitas transmissões ao vivo; criação de grupos de WhatsApp e contas de Instagram específicos para o projeto, entre outras inúmeras ações. No Polo Sul I, até a tecnologia do QR Code foi usada para captar estudantes.
Mas a falta de equipamentos e de acesso à internet de qualidade por boa parte dos jovens, principalmente nas escolas públicas, nos municípios menores e na zona rural, tem sido um limitador. “Daí a importância de rediscutirmos o calendário. O meio digital é um grande aliado, mas não podemos fazer tudo virtualmente, porque deixaríamos muita gente de fora e não queremos isso”, diz a diretora da Escola do Legislativo, Ruth Schmitz.
A expectativa da coordenação é que, em breve, possam ser retomadas as plenárias presenciais, momentos tão ricos e que despertam tanto o interesse dos jovens. Nova reunião remota com os coordenadores de polos está marcada para o dia 20 de agosto, para continuidade da discussão sobre os ajustes no cronograma do projeto.
Iniciativas demonstram criatividade e conteúdos são compartilhados
Na cidade de Paracatu, polo Noroeste, a Escola do Legislativo local transformou o PJ Minas em um game, para atrair e manter os estudantes envolvidos com o projeto. No último dia 10 de julho, realizaram até uma festa junina virtual, com entrega de kits na casa de cada um dos 30 alunos participantes.
"Um país pode ser transformado com o vigor dos jovens, desde que eles aprendam, entendam e participem da vida política", explica Alzira Fernanda, em um vídeo onde aparece fantasiada para o "Arraiá", tudo para interagir com os jovens e ensinar sobre política e meio ambiente, conforme ela mesma diz.
Em Bocaiúva, polo Norte, a equipe fez até uma música para a edição deste ano. Na mesma cidade, a coordenadora do PJ Rosely da Silva Efraim encomendou camisetas para os estudantes, mesmo com a suspensão das atividades presenciais.
De suas casas, estudantes de Montes Claros, como Júlia Lima Barreto, gravam vídeos com dicas sobre atitudes sustentáveis no dia-a-dia. Em outro vídeo, Stéfanni Nogueira, do PJ de Monte Alegre de Minas (Polo Triângulo), mostra como reuniu a família para fazer a separação correta do lixo doméstico.
Em depoimentos nas redes sociais, Bruna Campos, de Poços de Caldas (Polo Sudoeste), também conta que está envolvendo toda a família em torno de práticas mais sustentáveis e de preservação do meio ambiente. Thiago Salatiel, de Viçosa (Polo Caparaó), afirma que o PJ despertou seu interesse sobre o que está acontecendo com as florestas, fauna e flora do planeta.
No Polo Metropolitano houve lançamento virtual integrando as três câmaras parceiras: Belo Horizonte, Juatuba e Felixlândia, com o desenvolvimento também de vários trabalhos colaborativos regionais e vários encontros virtuais. Em Belo Horizonte, também foram encaminhados kits do PJ Minas para a casa de cada aluno participante.
Na opinião de Ricardo Moreira, servidor da Assembleia e membro da coordenação estadual, apesar das dificuldades, o desenvolvimento de videoaulas e a utilização de diversos recursos de interação digital, criação de grupos regionais de mobilização e comunicação por WhatsApp acabaram fortalecendo a rede do PJ Minas, com o compartilhamento de conteúdo e soluções entre os polos regionais.
Pandemia faz tema se tornar ainda mais relevante
Se a pandemia trouxe como consequência a não realização das atividades presenciais, por outro lado, ela dá aos participantes motivos para ampliar ainda mais a discussão, relacionando o meio ambiente com as questões de saúde pública e desenvolvimento.
Por meio de vídeos produzidos pela PUC Minas, que também apoia o Parlamento Jovem, por exemplo, são tratadas questões como o isolamento social e a diminuição da poluição, a quantidade de lixo gerado durante a pandemia e como combater o coronavírus sem ter acesso à água tratada.
Já o aumento das queimadas na Amazônia, a partir do mês de março, chama atenção para a legislação ambiental e a proteção das florestas. Esse e outros assuntos correlatos são abordados na série de videos É Lei, produzidos a partir de um trabalho da Consultoria de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. A equipe preparou um consolidado de toda a legislação ambiental mineira, especialmente para os participantes do PJ Minas.
Esses e vários outros vídeos das oficinas de formação temática do projeto estão disponíveis no canal do PJ Minas no Youtube. Acompanhe o PJ Minas também no Facebook e no Instagram.