O presidente Agostinho Patrus participou da solenidade de posse do novo presidente do TJMG

Presidente da ALMG participa de posse da direção do TJMG

Em solenidade nesta quarta (1º), foram empossados o presidente do tribunal, o corregedor e seus respectivos vices.

01/07/2020 - 20:11

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), participou da mesa de honra na solenidade de posse do novo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, realizada nesta quarta-feira (1º/7/20), no Palácio das Artes, na Capital mineira, e transmitida pela TV Assembleia.

Antes de transferir o cargo, o presidente do órgão no biênio que ora se encerra, desembargador Nelson Missias de Morais, saudou o companheirismo da ALMG e de seu presidente. Ressaltou, ainda, o empenho de outros membros da magistratura e dos servidores do poder no cumprimento das missões do TJMG.

Enfatizou que sua gestão foi “compartilhada e participativa, deixando contribuição positiva para o crescimento do Poder Judiciário”. Nelson Missias também ressaltou qualidades de seu sucessor.

O novo presidente elogiou a gestão de seu antecessor, ressaltou que pretende gerir o TJMG de forma justa e participativa, trabalhando em harmonia com os demais poderes e órgãos do Estado, com absoluto respeito à Constituição.

Criticou lideranças que assumem posturas ditatoriais, enfatizando a importância do respeito ao estado democrático de direito e à imprensa livre, assim como do combate a notícias fraudulentas (fake news). Gilson Lemes ainda destacou as dificuldades que o País enfrenta em razão da pandemia da Covid-19 e sentenciou que "o bom gestor é um doador de si em prol da coletividade".

Além do novo presidente, tomaram posse na direção do TJMG os desembargadores José Flávio de Almeida, como 1º vice-presidente; Tiago Pinto e Newton Teixeira Carvalho, para a 2ª e a 3ª vice-presidências; e Agostinho Gomes de Azevedo e Edison Feital Leite, que assumiram a Corregedoria e a Vice-Corregedoria Geral de Justiça, respectivamente.

A solenidade ainda foi acompanhada, remota e presencialmente, por diversas autoridades, entre as quais o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio Noronha; o procurador-geral de Justiça do Estado, Antônio Sérgio Tonet; e o governador Romeu Zema, que participaram remotamente.

Romeu Zema agradeceu a gestão que está se encerrando e desejou sucesso aos novos dirigentes, além de ressaltar que o Estado conta com "o trabalho em harmonia dos três poderes".

Na cerimônia, além de apresentação do sexteto de cordas da Polícia Militar e da cantora mirim Sophia Mell com o quarteto vocal do TJMG, houve a exibição de um vídeo sobre as principais ações da gestão 2018/2020.

O novo presidente – Gilson Soares Leme é natural de Coromandel (Alto Paranaíba), graduou-se em direito pela Universidade Federal de Uberlândia (Triângulo) em 1990 e é pós-graduado em direito processual civil, direito imobiliário, direito civil e direito constitucional. É ainda mestre em direito empresarial e doutorando na Universidade Autónoma de Lisboa. Atua também como professor de direito.

Antes de ingressar no Judiciário estadual, exerceu a advocacia, além de ter sido promotor de justiça do Ministério Público do Estado entre 1992 e 1997. Aprovado em 1º lugar no concurso para juiz de direito do TJMG em 1997, foi juiz em diversas comarcas mineiras, tendo sido nomeado desembargador da 2ª Instância, em Belo Horizonte, em abril de 2016.