Deputados recebem lista de sugestões para o enfrentamento à pandemia e suas consequências
Movimentos sociais reforçam apoio a isolamento social

Movimentos sociais apresentam propostas contra Covid-19

Documento endossado por quase 200 entidades traz sugestões que podem vir a subsidiar novos projetos.

08/04/2020 - 17:08

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), a deputada Beatriz Cerqueira e o deputado André Quintão (ambos do PT) se reuniram, nesta quarta-feira (8/4/20), com Sílvio Netto, representante da direção nacional do MST e da coordenação da Frente Brasil Popular. O encontro foi realizado no Salão Nobre da Casa.

Na oportunidade, Silvio Netto entregou ao Legislativo um documento contendo uma série de sugestões para o enfrentamento da Covid-19 e da crise causada pela pandemia. A carta traz proposições endossadas por várias entidades da sociedade civil organizada, movimentos sociais e sindicais.

Entre outros pontos, o documento reforça a importância do isolamento social horizontal - com suspensão de aulas e de atividades não essenciais, além de sugerir fiscalização do cumprimento da quarentena.

O texto ressalta que tais medidas objetivam desacelerar a propagação do novo coronavírus, visando sobretudo evitar o colapso no sistema de saúde, contribuindo para que todos possam ser “tratados condignamente e mais vidas sejam salvas”.

O documento ainda contém sugestões de iniciativas para fortalecer a saúde pública e a proteção social, o emprego e a renda, a alimentação para todos e a moradia digna, além de abordar a destinação de recursos públicos.

Deputados ressaltam valor das propostas e da participação das entidades

O presidente da Assembleia destacou a importância do Legislativo estar aberto a ouvir todas as contribuições. “Aqui estão representantes dos trabalhadores das mais diversas áreas do Estado. Vamos estudar o documento. Parte dele, segundo aqueles que tiveram acesso, já está contemplada no projeto que a Assembleia fez para enfrentamento ao coronavírus. Mas vamos levá-lo ao Colégio de Líderes para que novos temas possam também integrar um outro projeto”, afirmou Agostinho Patrus.

Avaliação similar foi feita pelo deputado André Quintão. “Com certeza, esse documento vai orientar as nossas votações, os nossos projetos e o nosso funcionamento, ainda que virtual e remoto. É muito importante termos o Legislativo ativo, mantendo a nossa capacidade de diálogo”, disse o líder do Bloco Democracia e Luta.

Já a deputada Beatriz Cerqueira ressaltou que o documento mostra que os movimentos sociais têm propostas valiosas e elas precisam ser ouvidas tanto pelo Legislativo quanto pelo Executivo. “Esse conjunto de proposições expressa a iniciativa e a necessidade de vários setores”, destacou a parlamentar.

Receptividade - Para o representante das entidades, a ALMG é o espaço adequado para reivindicar e tem sido receptiva com iniciativas propostas pelos movimentos sociais.

“As entidades sociais, da cidade e do campo, nos momentos mais adversos, têm sido bastante propositivas aqui e a Assembleia tem sido um espaço importante de acolhimento de nossas demandas. Neste momento, trazemos aos deputados um conjunto de medidas propostas por quase duzentas organizações de Minas Gerais, tratando de temas emergenciais diante da crise de saúde, econômica e social que afeta o nosso povo”, declarou Silvio Netto.