O Hospital das Clínicas será um dos locais beneficiados pela campanha - Arquivo ALMG

Assembleia Solidária arrecada verbas para hospitais

ALMG se juntou a campanha da UFMG que vai beneficiar três unidades de saúde em Belo Horizonte.

27/03/2020 - 18:57

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) tem atuado em várias frentes para minimizar os impactos negativos da Covid-19, doença provocada pelo coronavírus.

Além de discutir propostas e votar projetos que poderão orientar a atuação do Estado durante a crise, a Casa, por meio do Assembleia Solidária, se juntou à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na campanha para compra de material médico-hospitalar para três unidades de saúde: Hospital das Clínicas da UFMG, Hospital Risoleta Tolentino Neves e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro-Sul de Belo Horizonte.

A campanha busca reverter a situação de falta ou de baixo estoque de insumos como luvas, aventais, protetores faciais e suportes de soro nesses locais, que tiveram expressivo aumento no número de pacientes em função da pandemia de coronavírus.

Assim, com o mote “Assembleia Solidária: estamos juntos nessa”, a ALMG disponibiliza, a partir desta segunda-feira (30/3/20), uma conta bancária para depósito (Banco 756 Bancoob, agência 0001-9, conta-poupança 63.260.786-6, nome Associação dos Servidores do Legislativo do Estado de Minas Gerais, CNPJ 17.340.266/0001-86).

Além da ALMG e da UFMG, participam da iniciativa o Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG) e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep). Essa última será responsável por administrar o valor arrecadado e destinar a verba aos hospitais.

Os interessados em doar bens ou equipamentos poderão entrar em contato com a Diretoria de Relações Institucionais da UFMG por meio dos telefones (31) 3409-4555 e (31) 99306-0348 ou do e-mail gab@copi.ufmg.br.

A campanha ainda não tem data para terminar, já que depende da evolução da pandemia no Estado. A expectativa é que, com as medidas de isolamento social, o contágio da doença possa ser reduzido e a situação de calamidade superada.

Assembleia Solidária – Criado em setembro de 2011 pela ALMG, o programa Assembleia Solidária tem como parceiros a Associação dos Servidores do Legislativo (Aslemg), o Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa (Sindalemg), a Associação dos Servidores Aposentados da Assembleia Legislativa (Aplemg) e a Cooperativa de Crédito dos Servidores do Poder Legislativo (Cofal). O objetivo é utilizar o poder de mobilização das entidades para engajar pessoas e organizações em causas sociais.

Assim, já foram organizadas campanhas para vítimas do rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, em 2015, e das chuvas em 2019 e 2020, assim como campanhas sazonais, em favor, por exemplo, de pacientes de câncer.