Meio ambiente debate poluição do ar em São José da Lapa
Moradores culpam empresas de produção de cal e querem mais fiscalização e a redução dos limites legais de poluentes.
13/03/2020 - 11:02A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vai a São José da Lapa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) para debater com autoridades locais os impactos ambientais das atividades das empresas Ical e Belocal no município.
A reunião será nesta quarta-feira (18/3/20), às 18 horas, na Câmara Municipal de São José da Lapa (Rua Pedro José Dias, 965, Centro), a requerimento dos deputados Noraldino Júnior (PSC) e Osvaldo Lopes (PSD).
De acordo com Noraldino Júnior, moradores do município se queixam há anos da poluição gerada pelas empresas. Eles reivindicam mais fiscalização e mudanças na legislação para diminuir os limites aceitáveis de poluentes no ar.
“Os moradores reclamam há anos que o material que sai das chaminés tem causado muita sujeira e problemas de saúde, principalmente em idosos e crianças. Eles chamam atenção para casos de crianças que moram na região onde as fábricas são instaladas e que já nascem com problemas respiratórios”, detalha o parlamentar.
O prefeito de São José da Lapa, Diego Álvaro dos Santos Silva, já confirmou presença, assim como representantes do Ministério Público, Polícia Civil e Secretaria de Meio Ambiente do município. As empresas Ical, Belocal e Verde Brita também foram convidadas.