A artista interpreta elementos urbanos entre sua representação formal e uma releitura de suas cores
Jésus Guilherme aborda questões sobre identidade e repressão em seus trabalhos

Elementos de cenários urbanos são retratados em exposições

Artistas plásticos apresentam releituras de elementos presentes nas cidades em pinturas, desenhos e esculturas.

05/03/2020 - 15:56

As exibições "Sobre o nada eu tenho profundidades", de Carol Peso, e "Delicadeza Cerceada", de Jésus Guilherme, são releituras artísticas de elementos urbanos e ocupam o espaço da Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) até o dia 27 deste mês. Os trabalhos dos artistas plásticos podem ser visitados de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Na mostra, Carol Peso apresenta pinturas em acrílica sobre tela cujo tema central são as paisagens do cotidiano das cidades. Suas imagens retratam uma multiplicidade de objetos e cenários banais, reelaboradas e descritas em traços, ao mesmo tempo, realistas e fantasiosos.

Carol interpreta os elementos urbanos oscilando entre suas representações formais e fidedignas e a releitura de suas cores, a fim de criar novas narrativas visuais.

Jésus Guilherme, por sua vez, utiliza as linguagens da pintura, do desenho e de esculturas para abordar questões relacionadas à identidade e à repressão. O ponto de partida da série são as árvores que crescem cercadas por grades de proteção que dificultam seu desenvolvimento pleno.

A técnica utilizada nas pinturas é óleo sobre tela. Nos desenhos, há predomínio do uso do lápis de cor e de diversos tipos de canetas. Já nas esculturas, há elementos como massa de modelagem, fragmentos de móveis de madeira e bonecas.

Saiba mais sobre os artistas plásticos

Carolina Pereira Soares é mestre em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduanda em Artes Plásticas pela Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). Carolina foi premiada na XVIII Mostra Competitiva da Escola Guignard e já participou de diversas exposições no estado mineiro e em São Paulo.

Jésus Guilherme Moreira Filho é bacharel em Artes Plásticas pela Escola Guignard da Uemg e, atualmente, leciona Arte na Escola Estadual Barão de Macaúbas, em Belo Horizonte. O artista já foi premiado com a sua releitura da obra "Rosa e Azul", de Renoir, na exposição do projeto Releituras, da Incubadora de Artistas Atibaia, em São Paulo.

Incentivo à cultura - Os eventos realizados na Galeria de Arte fazem parte do Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança, peças de teatro e apresentações de música erudita e popular.

O Assembleia Cultural marca a atuação do Parlamento mineiro na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e na valorização da cultura de Minas Gerais.

Endereço - A Galeria de Arte fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte.