Projetos de trem para Brumadinho são apresentados a comissão
Pró-Ferrovias visita sede da Vale em Nova Lima, nesta quinta (5), para conhecer e discutir detalhes dos estudos.
04/03/2020 - 18:03A Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai a Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta quinta-feira (5/3/20). Durante a visita, parlamentares vão conhecer e discutir os projetos de trem turístico e de trem de passageiros ligando Belo Horizonte a Brumadinho, também na RMBH.
Os estudos sobre esses ramais foram acertados entre a companhia Vale e Comitê Gestor Pró-Brumadinho, como compensação pelos danos gerados no rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em janeiro de 2019. A linha turística liga o Bairro Belvedere ao Instituto Inhotim, e a linha de passageiros sai da Estação Central, em BH, e vai a Brumadinho.
O encontro será às 10 horas, na Sala Brasil do prédio 1 da Mina de Águas Claras (Avenida Dr. Marco Paulo Simon Jardim, 3.580, São Sebastião das Águas Claras, distrito também conhecido por Macacos). A discussão envolverá, ainda, a sociedade e a Consultoria Sysfer, contratada pela Vale para elaborar os projetos.
O requerimento para a visita foi assinado pelos deputados João Leite (PSDB), Gil Pereira (PP), Roberto Andrade (sem partido), Coronel Henrique (PSL) e pela deputada Marília Campos (PT). João Leite, que preside a comissão, explica que a Sysfer está finalizando os estudos e deve apresentar as possibilidades, dificuldades e vantagens da criação das linhas.
“Para a comissão é importante conhecer esses projetos, ver como os estudos foram feitos. Isso também será parte de nosso relatório”, aponta.