Audiência vai debater a ameaça de demissão de 500 trabalhadores da Dataprev - Arquivo ALMG

Comissão debate possível fechamento de regionais da Dataprev

Empresa pública que pode ser privatizada pelo governo federal gerencia dados sigilosos da população.

11/02/2020 - 13:12

A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta quarta-feira (12/02/2020), audiência pública para debater o possível fechamento de regionais da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), bem como as consequências da privatização da estatal pela União. A reunião será às 14h30, no Teatro, e foi solicitada pelos deputados Celinho Sintrocel (PCdoB) e Betão (PT).

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários.

A Dataprev é guardiã de dados sigilosos da população, relacionados ao Regime Geral da Previdência. Em janeiro deste ano, a empresa foi incluída pelo presidente Jair Bolsonaro no Programa Nacional de Desestatização e no Programa de Parcerias de Investimentos, por meio do Decreto 10.199.

“Com a privatização, o Estado vai colocar nas mãos da iniciativa privada dados extremamente sigilosos. Portanto, defender a Dataprev é defender a soberania nacional e o direito dos cidadãos à segurança de informações privadas e íntimas”, destacou o deputado Celinho Sintrocel.

Na audiência também será discutida a demissão em massa de 500 trabalhadores, decorrente de possível fechamento de 20 regionais da Dataprev.  Em justificativa apresentada no requerimento para a realização da audiência, o parlamentar alerta que essas medidas podem prejudicar o atendimento à população e enfraquecer o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), uma vez que a Dataprev é responsável pelo desenvolvimento de sistemas e processamento mensal de cerca de R$ 50 bilhões em benefícios do INSS.

Os trabalhodores da Dataprev estão em greve geral, por tempo indeterminado, desde o dia 28 de janeiro. A representante da categoria, Wania Costa Val, confirmou presença na audiência.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.