Tarifa de esgoto em Ibirité será discutida em audiência
Cobrança pelo serviço praticamente dobrou a conta de água dos consumidores, inclusive em bairros onde só há coleta.
12/12/2019 - 15:35Moradores de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, reclamam que a conta de água praticamente dobrou este ano, com a cobrança pelo tratamento de esgoto. Além disso, há relatos de que a tarifa está presente nos boletos até mesmo em bairros onde o serviço não é realizado.
Essa situação será discutida em audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta sexta-feira (13/12/19), a partir das 10 horas, no Auditório José Alencar, atendendo a solicitação da deputada Ione Pinheiro (DEM).
Até este ano, a população tinha que pagar, além dos gastos com água, uma taxa adicional de 25% do valor da conta pelo serviço de coleta de esgoto. No entanto, com a cobrança também do tratamento, o valor suplementar chegou a até 97% do consumo de água, inviabilizando inclusive que muitas pessoas pudessem pagar a fatura.
Foram convidados a participar do debate William Duarte, prefeito de Ibirité, Gilberto Vitoriano, representante da Copasa no município, Rômulo José Miranda, gerente da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado (Arsae-MG), além de representantes do Ministério Público e do Procon.