Situação de professores de apoio é tema de visita
Comissão da Pessoa com Deficiência vai à Secretaria de Educação para tentar resolver impasse relacionado à designação.
10/12/2019 - 17:48A situação dos professores designados para atuar na educação especial, nas escolas públicas estaduais, é tema de visita que a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência faz, nesta quarta-feira (11/12/19), à Cidade Administrativa. Os parlamentares da comissão vão à Secretaria de Estado de Educação, às 14 horas, acompanhados de representantes de associações de docentes.
Professores designados são aqueles contratados para preencher vagas nas escolas para as quais não há professores efetivos (concursados) em número suficiente. Alguns deles atuam na educação especial como professores de apoio, ou seja, no atendimento personalizado a estudantes com deficiência em escolas regulares.
Porém, algumas dessas vagas estão sendo preenchidas por professores efetivos, o que gera críticas de entidades que representam os professores de apoio. Isso ocorre porque, segundo essas associações, há professores efetivos sem formação para lidar com estudantes com deficiência e que, no entanto, ocupam o espaço de designados que têm essa capacitação, com prejuízo também para o desenvolvimento dos alunos.
A visita atende a requerimento de três parlamentares da comissão, o vice-presidente, deputado Duarte Bechir (PSD), e os deputados Professor Cleiton (PSB) e Zé Guilherme (PP).