Audiência vai debater a importância da cultura popular
Durante a reunião, guarda de congo de Belo Horizonte receberá voto de congratulações pelos 20 anos de atividade.
11/12/2019 - 18:45A Comissão de Cultura se reúne nesta sexta-feira (13/12/19) para debater a importância da cultura popular. O termo é abrangente e inclui várias manifestações como música, artesanato, dança e festas nas quais o povo é protagonista e fonte dos saberes. A reunião será às 16 horas, no Auditório do andar SE da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG).
Uma dessas manifestações populares, o congado, terá destaque na reunião. Isso porque a Guarda de Congo e Moçambique de São Bartolomeu do Reino de Nossa Senhora do Rosário, com sede no Bairro Concórdia, em Belo Horizonte, será homenageada pelos 20 anos de atividade e pela realização do XIX Festejo de Nossa Senhora do Rosário. A guarda tem como presidenta Vânia Aparecida Pires da Cruz, que é convidada para a reunião.
A deputada Beatriz Cerqueira (PT), autora do requerimento para a homenagem, destaca que a reunião atende demanda de entidades vinculadas à cultura popular. "No atual cenário de perseguição contra práticas de origem africana, a manutenção das guardas de congo é parte da luta pela preservação, divulgação e promoção do conhecimento sobre o congado", justifica.