Sustentação dos parques estaduais será tema de audiência
Meio Ambiente vai debater o assunto nesta quinta (28) visando propor opções que garantam a viabilidade dessas unidades.
26/11/2019 - 13:00Debater a importância dos parques e unidades de conservação do Estado e lançar a Frente Parlamentar em Defesa dos Parques Ecológicos e Unidades de Conservação. Esses são os objetivos da audiência pública que a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pretende realizar, nesta quinta-feira (28/11/198).
Solicitada pelo deputado Glaycon Franco (PV), a reunião será realizada a partir das 13 horas, no Plenarinho IV da Assembleia. “Promoveremos um amplo debate sobre a necessidade da preservação ambiental e, ao mesmo tempo, de criarmos alternativas econômicas para dar sustentabilidade aos nossos parques ecológicos e unidades de conservação”, revelou o parlamentar.
Estudo - Matéria publicada no jornal eletrônico Correio da Cidade, do Alto Paraopeba, região de atuação de Glaycon Franco, mostrou que a Fundação Herbert Daniel, criada pelo Partido Verde, financiou um estudo que relacionou todas as unidades de conservação de Minas. De acordo com Glaycon, com base nesses dados e em questionamentos formulados por ambientalistas aos gestores dos parques, será elaborar um dossiê que mostrará a realidade ambiental do Estado.
“Sabemos, de antemão, que alguns parques e unidades de conservação contam com estrutura própria para se manter; mas outros, não. Tenho certeza de que este estudo, patrocinado por nossa fundação, subsidiará este grande debate com informações preciosas”, destacou.
O deputado citou exemplos no mundo onde as áreas de preservação ambiental, além de bem conservadas e autossustentáveis, geram divisas para suas regiões, como é o caso dos Estados Unidos e de países da África. “É este modelo que queremos implantar em solo mineiro, fazendo de nosso estado referência no Brasil”, concluiu.